Assista na TV

Assista na TV

‘Central do Brasil’ e a excelência de nossos narradores

Luiz Carlos Merten, O Estado de S.Paulo

14 Outubro 2016 | 22h59

Central do Brasil

(Brasil, 1998). Dir. de Walter Salles, Com Fernanda Montenegro, Vinicius de Oliveira, Matheus Nachtergaele, Marília Pêra.

No Festival do Rio, onde a Globo Filmes homenageia os contadores de histórias do cinema brasileiros com uma vinheta em que diretores atuais comentam clássicos do passado – Júlia Rezende fala sobre Central do Brasil e diz que é o tipo de filme que almeja fazer. Histórias humanas, um cinema de ator, com emoção. Passaram-se quase 20 anos desde que Walter Salles contou a história de Dora, a escrevinhadora da Central, no Rio, que atravessa o Brasil levando o garoto Josué em sua tentativa de encontrar o pai. Um filme lindo, sobre a construção da ética. Uma grande interpretação de Fernanda Montenegro, que foi indicada para o Oscar, e perdeu. Pior para a Academia. O tempo passa e Central do Brasil só cresce, realçado pela qualidades que Júlia Rezende, a diretora de Ponte Aérea, ressalta com tanta justeza.

Canal Brasil, 12h30. Reprise, colorido, 115 min.

 

VEJA TAMBÉM

Inch’Allah

Inch’ Allah (Canadá/França, 2014). Dir. de Anaïs Barbeau-Lavalette, com Evelyne Brochu.

A rotina de uma médica canadense nos territórios ocupados por Israel. Raramente o cinema mostrou a região de Ramallah dessa maneira. A atriz é ótima.

 Telecine Cult 20h. Reprise, colorido, 102 min.

 

O Poderoso Chefão

The Godfather. (Eua, 1972). Dir. de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, James Caan.

O primeiro filme da saga que Coppola adaptou de Mario Puzzo. Uma grande lição de cinema narrativo, contando a história da luta pelo poder numa democracia étnica.

 TCM 0h55. Reprise, colorido, 178 min.

 

 

Veja programação na TV aberta

Veja programação na TV fechada

 

Streaming

 

FAROESTE

Rastro de Maldade

Kurt Russel, Richard Jenkins, Patrick Wilson e Matthew Fox partem em busca de uma mulher capturada por canibais. Divertido e com toques de terror, indispensável para fãs de faroeste.

Looke, 2015, 132 Min.

 

DRAMA

Mais Forte que Bombas

Um viúvo e seus dois filhos tentam se reaproximar após uma tragédia familiar. Intenso e muito emocionante.

Netflix, 2016, 109 min.

 

SUSPENSE

Janela Indiscreta

Jeff passa o dia observando seu vizinhos pela janela para passar o tempo. As coisas mudam de figura, porém, quando ele presencia o que parece ser um assassinato.

Telecine Play, 1954, 112 min.

Matheus Mans

 

DVD

A Frente Fria Que a Chuva Traz

Brasil, 2016. Dir. de Neville D’Almeida. Paris, R$ 39,90.

Jovens de classe média usam laje de comunidade para uma festa regada a droga e sexo. Neville, o polêmico diretor de A Dama do Lotação e Os Sete Gatinhos, reflete sobre a promiscuidade entre o asfalto e a favela. Com Chay Suede. Nas lojas, a partir de quarta, 19.

 

Crianças

 

AÇÃO

Kingsman – Serviço Secreto

Jovem com problemas de disciplinas é salvo de virar criminoso ao ser recrutado como espião – com licença para matar? Divertido, com Colin Firth.

Telecine Pipoca, 22h. Colorido, 129 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.