David Azia/AP
David Azia/AP

Morre o escritor, dramaturgo e roteirista polonês Janusz Glowacki

Nascido em 1938, Glowacki também era reconhecido por seus roteiros

AFP

19 Agosto 2017 | 16h06

O escritor, dramaturgo e roteirista polonês Janusz Glowacki morreu neste sábado, aos 78 anos, informou a sua esposa, citada por meios de comunicação locais.

Nascido em 1938, Glowacki, cujos romances e obras de teatro foram traduzidas para vários idiomas, também é reconhecido por seus roteiros, entre os quais destacam-se "Moscas Caçadoras" (1969) e "Walesa, Homem de Esperança" (2013), ambos os filmes dirigidos pelo grande mestre do cinema de seu país Andrzej Wajda.

Quando o general comunista Wojciech Jaruzelski impôs a lei marcial, em 13 de dezembro de 1981, Glowacki, que se encontrava em Londres para a estreia de sua primeira obra de teatro, decidiu não voltar à Polônia e a partir de 1983 se instalou em Nova York, onde se consagrou principalmente no teatro.

Suas obras, como "Hunting Cockroaches" (1986) e "Antigone in New York" (1992), foram especialmente bem recebidas pela crítica americana e lhe valeram importantes prêmios.

Entre eles destacam-se o American Theatre Critics Association Award, o John. S. Guggenheim Award, o Hollywood Drama-Logue Critics Award e o National Endowment for the Arts.

Também conquistou em 2005 o prêmio dado pelo Ministério da Cultura polonês e vários estrangeiros, na Grã-Bretanha e França.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.