1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Shakira é condenada por plágio em música

Reuters

20 Agosto 2014 | 20h 23

'Loca' seria cópia de uma composição de Ramon Arias Vasquez

Um juiz federal dos Estados Unidos determinou que uma canção de 2010 da cantora colombiana Shakira é um plágio do trabalho de um compositor dominicano.

Em um veredicto emitido em um tribunal de Manhattan nesta quarta-feira, o juiz Alvin Hellerstein disse que a canção em língua espanhola Loca copiou uma composição de Ramon Arias Vasquez, que escreveu Loca con su Tiguere no fim dos anos 1990.

Hellerstein rejeitou as alegações de que a versão em inglês da canção de Shakira também infringiu os direitos do autor, citando falta de provas.

Leo Correa/AP
Decisão foi tomada em um tribunal de Manhattan

A decisão é uma vitória da querelante, Mayimba Music, que detém os direitos do trabalho de Aria e processou a Sony Corp of America e várias outras unidadesde da Sony em 2012.

O magistrado só considerou duas delas culpadas, a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos, por divulgarem a canção de Shakira.

Um advogado da Sony se recusou a comentar, e um advogado da Mayimba não estava à disposição de imediato.

Shakira chegou ao topo da parada latina da Billboard com Loca e vendeu supostos cinco milhões de cópias da canção de trabalho em todo o mundo.

Hellerstein afirmou que a composição de Shakira se baseou em uma canção de 2007 do rapper dominicano Eduard Edwin Bello Pou, conhecido como El Cata, que também copiou Arias e foi divulgado pela Sony.

A próxima fase do caso será determinar os danos causados à Mayimba e a injunção permanente requisitada pela empresa contra a Sony.