1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Shakira é condenada por plágio em música

Reuters

20 Agosto 2014 | 20h 23

'Loca' seria cópia de uma composição de Ramon Arias Vasquez

Um juiz federal dos Estados Unidos determinou que uma canção de 2010 da cantora colombiana Shakira é um plágio do trabalho de um compositor dominicano.

Em um veredicto emitido em um tribunal de Manhattan nesta quarta-feira, o juiz Alvin Hellerstein disse que a canção em língua espanhola Loca copiou uma composição de Ramon Arias Vasquez, que escreveu Loca con su Tiguere no fim dos anos 1990.

Hellerstein rejeitou as alegações de que a versão em inglês da canção de Shakira também infringiu os direitos do autor, citando falta de provas.

Decisão foi tomada em um tribunal de Manhattan
Decisão foi tomada em um tribunal de Manhattan

A decisão é uma vitória da querelante, Mayimba Music, que detém os direitos do trabalho de Aria e processou a Sony Corp of America e várias outras unidadesde da Sony em 2012.

O magistrado só considerou duas delas culpadas, a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos, por divulgarem a canção de Shakira.

Um advogado da Sony se recusou a comentar, e um advogado da Mayimba não estava à disposição de imediato.

Shakira chegou ao topo da parada latina da Billboard com Loca e vendeu supostos cinco milhões de cópias da canção de trabalho em todo o mundo.

Hellerstein afirmou que a composição de Shakira se baseou em uma canção de 2007 do rapper dominicano Eduard Edwin Bello Pou, conhecido como El Cata, que também copiou Arias e foi divulgado pela Sony.

A próxima fase do caso será determinar os danos causados à Mayimba e a injunção permanente requisitada pela empresa contra a Sony.