PUBLICIDADE

Primeiro show da Legião Urbana completa 30 anos

Banda marcou a música brasileira, influenciando o comportamento dos jovens e relação dos fãs

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Foi no dia 5 de setembro de 1982 que a Legião Urbana fez o seu primeiro show, no festival Rock no Parque, na cidade mineira de Patos de Minas. O evento em si não foi tão relevante - o tecladista e o guitarrista, por exemplo, tocaram por pouco tempo com a banda - mas marcou o início de um dos fenômenos mais importantes da música brasileira.

A Legião Urbana surgiu de uma dissidência da Aborto Elétrico, que tinha Renato Russo nos vocais, André Pretorius na guitarra e Fê Lemos na bateria. Lemos se reuniu com Dinho Ouro Preto e seu irmão Flávio para formar o Capital Inicial, e a Legião estrearia pouco tempo depois. A banda passou por diversas formações até chegar ao trio Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, a partir do disco As Quatro Estações (1989).

A Legião não foi uma banda unânime, mas de fãs fervorosos, que lotavam shows e criaram uma relação bastante forte com seus ídolos. Artistas como Cássia Eller, Titãs, Paralamas e Vanessa da Mata já gravaram versões de suas músicas e a banda é celebrada até hoje - em abril deste ano, Los Hermanos tocaram Tempo Perdido em alguns shows da sua turnê de 15 anos, e em maio, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos fizeram um show de celebração dos 30 anos da banda com o ator Wagner Moura.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.