1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Morre Paul Kantner, da banda Jefferson Airplane, aos 74 anos

- Atualizado: 29 Janeiro 2016 | 07h 57

Guitarrista e compositor fundou e integrou uma das principais bandas do rock n' roll do fim dos anos 1960, a era hippie

Paul Kantner, guitarrista e cofundador da banda pioneira de rock da era psicodélica dos anos 1960 Jefferson Airplane, morreu aos 74 anos - noticiou a imprensa americana, nesta quinta-feira, 28.

Kantner morreu por falência múltipla dos órgãos, depois de sofrer um ataque cardíaco, informou o jornal San Francisco Chronicle, citando a representante e amiga do músico, Cynthia Bowman.

Com sucessos como Somebody to Love e White Rabbit, os Jefferson Airplane escreveram músicas que se tornaram hinos para o movimento hippie e para o memorável "Verão do amor". Nele, milhares de jovens tomaram São Francisco, em 1967.

Paul Kantner, em 2007
Paul Kantner, em 2007
Esses ícones da contracultura americana foram escolhidos para liderar o Festival de Woodstock, em 1969.

A Academia de Gravação (Recording Academy), que deveria premiar a trajetória de Jefferson Airplane no Grammy deste ano, divulgou uma nota, lamentando sua morte.

"A comunidade musical perdeu um verdadeiro ícone", manifestou a Academia, que definiu Kantner como "um gigante do rock/folk e um participante integral da etapa de rock dos 1960".

Kantner se relacionou com a cantora do Jefferson Airplane Grace Slick, com quem teve uma filha. Seu nascimento inspirou a canção A Child Is Coming.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX