PUBLICIDADE

Morre o músico nigeriano William Onyeabor aos 70 anos

Pioneiro do funk eletrônico nos anos 1970 e 1980, ele experimentou uma retomada da fama recentemente promovida por David Byrne

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

William Onyeabor, o músico nigeriano pioneiro do synth funk, morreu na última segunda-feira, 16, de acordo com a gravadora Luaka Bop, durante o sono. Ele tinha 70 anos e estava convalescendo em sua casa em Enugu, na Nigéria.

O músico começou sua carreira musical nos anos 1970, quando construiu e botou para funcionar um estúdio e uma fábrica de discos na sua cidade natal. Até 1985, ele gravou, imprimiu e distribuiu uma série de álbuns fundamentais do funk eletrônico.

Capa do álbum Anything You Sow, de 1985, mostra William Onyeabor. Um culto se criou ao redor dos trabalhos raros do cantor e compositor de funk eletrônico, mas o artista permaneceu isolado até o fim da vida Foto: Luaka Bop via The New York Times

PUBLICIDADE

Em 2013, a Luaka Bop (gravadora de David Byrne) lançou Who Is William Onyeabor?, a primeira compilação autorizada de seu trabalho nos Estados Unidos. Byrne também organizou uma série de eventos de tributo ao artista, dos quais participaram, entre outros, Damon Albarn, Dev Hynes e membros do LCD Soundsystem e do Hot Chip.

Em 1985, Onyeabor se tornou um cristão devoto e parou de gravar. Ao longo dos anos, seus discos viraram verdadeiras raridades.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.