Lucas Santtana mescla música, cinema, arte e literatura em novo disco

Músico também faz críticas ao uso abusivo da tecnologia no inovador 'Modo Avião'

PUBLICIDADE

Por João Paulo Carvalho
Atualização:

A partir deste momento, todos os equipamentos eletrônicos, incluindo aparelhos celulares, deverão ser desligados ou mantidos no modo avião durante toda a leitura deste texto. Parodiando uma das frases mais ouvidas mundo afora em todas as viagens do setor aéreo, independentemente do idioma, quem levanta a questão, na verdade, é Lucas Santtana. Em Modo Avião, seu mais novo projeto musical, o sétimo de sua carreira, o cantor e compositor faz um convite íntimo à reflexão. 

Em tempos de escravidão tecnológica, no qual ficamos reféns dos celulares e do número de curtidas no Instagram e no Facebook, o músico baiano sugere uma pausa. Para ele, precisamos urgentemente de uma relação mais saudável com a tecnologia. “O Modo Avião é um jeito mais metafórico sobre os tempos que estamos vivendo. Isso tem piorado as relações humanas. O número de pessoas que toma remédio tarja preta aumentou gradativamente. Muita gente morreu no ano passado porque estava fazendo selfie em lugar perigoso. Estamos muito acelerados e ansiosos. Algo além do tempo. Precisamos parar”, diz Lucas em entrevista ao Estado.

Time de peso. Projeto tem as atrizes Patrícia Pillar e Georgette Fadel Foto: Sergio Castro/Estadão

Modo Avião, entretanto, é muito mais que um disco com músicas tranquilas. Além das 8 canções compostas por Lucas, há também um texto literário feito a quatro mãos por ele e o escritor e cineasta João Paulo Cuenca. O projeto caracteriza-se como uma história auditiva. É como ir ao cinema e assistir a um filme de olhos fechados, entendendo a narrativa do longa apenas por intermédio dos textos, das músicas e dos sons ambientes. O formato audiofilme inventado por Lucas, portanto, mistura música, literatura, cinema e arte dramática. “A primeira vez que eu tive a ideia deste projeto foi quando assisti ao filme Anticristo, do Lars von Trier, pela primeira vez. Achei bem chato. Me deu tanto sono. Pensei que aquilo era bom para dormir. Fechei os olhos e comecei a imaginar a história do longa. Ficava ouvindo só o som. Fiquei com isso na cabeça. Fiz essa experiência outras vezes também em casa. Comecei a achar essa brincadeira legal. Paralelamente a isso, tive a necessidade de dar um tempo com todas essas máquinas”, conta Lucas.

Lucas Santtana 'Modo Avião' Natura Musical; R$ 30 Foto: Reprodução
Preço: R$ 42,90 Créditos da Arte da Capa: Rafael Coutinho Créditos da Foto: Cecilia Schiavo Livro será lançado no dia 10 de junho. Foto: Cecilia Schiavo
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.