1. Usuário
Assine o Estadão
assine

lollapalooza

Lollapalooza Chile começa com 80 mil pessoas

Jotabê Medeiros - Santiago do Chile

30 Março 2014 | 14h 10

Imagine Dragons e Phoenix levantam plateia em Santiago

Cerca de 80 mil pessoas estiveram no primeiro dia do Lollapalooza Festival em Santiago, no Chile, na noite de sábado (29) para uma jornada que teve as bandas Phoenix e Imagine Dragons como as mais festejadas pelo público. Mas houve grande euforia também com as performances de Cage the Elephant e Nine Inch Nails. O Lollapalooza Chile teve um público recorde, 20 mil pessoas a mais que na última edição.  

Imagine Dragons é a nova sensação dos festivais, com sua performance interativa, toda atravessada por percussão (tocada por todos os integrantes do grupo) e cheia de pequenas concessões aos fãs (eles tocam, por exemplo Song 2, do Blur, e Tom Sawyer, do Rush, com grande efeito). Às vezes lembram o Arcade Fire, noutras outras bandas oitentistas, como Echo and the Bunnymen. Seu vocal, Dan Reynolds, fala um pouquinho além da conta.  

Thomas Mars, cantor do Phoenix, literalmente 'vestiu' Imaga bandeira do Chile e jogou-se na plateia seguidamente, para delírio dos fãs. Outro que abusou do stage diving foi o vocalista do Cage the Elephant, Matt Shultz, vestido de calça branca e sapatos, comportado, correndo como se fosse um seminarista em fuga. As músicas do novo disco, Melophobia, encaixaram direitinho nos hits, e o show foi crescendo progressivamente.  

As novidades Jake Bugg e Ellie Goulding não empolgaram muito. Dos dois, o trovador Bugg, aos 20 anos, é o que arrebanha mais fãs, com canções flagrantemente espelhadas no ídolo maior do folk, Bob Dylan, como Trouble Down. Ellie não tem uma marca registrada, precisa criar ainda uma originalidade para se afirmar.  

Na seara eletrônica, nada é mais catártico no momento do que o grupo Bloody Beetroots. Uma montanha russa de luzes hipnóticas, efeitos, climões sombrios e um conceito eletrônico que funde da música sinfônica ao punk rock. A maior novidade do festival.   Quem fechou a noite foi o Red Hot Chili Peppers, com um show que já passou pelo Brasil duas vezes. Mas é um gigante de arena, e sempre mobiliza a multidão.  

O Lollapalooza Santiago prossegue nesse domingo com shows de Pixies, New Order, Soundgarden, Kid Cudi, Julian Casablancas e Johnny Marr, além da sensação Portugal. The Man. Depois, o circo embarca para o Autódromo e Interlagos, em São Paulo, no próximo final de semana.

lollapalooza