PUBLICIDADE

Jay Z é o primeiro rapper a entrar para o Hall da Fama dos Compositores

Norte-americano foi indicado ao lado de Babyface, Max Martin, Jimmy Jam & Terry Lewis e artistas da banda Chicago

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Jay Z entrará na história em junho deste ano ao se tornar o primeiro rapper a ingressar no Hall da Fama dos Compositores.  A organização anunciou nesta quarta-feira, 22, os nomes dos indicados em 2017 e alguns são peso-pesados da indústria, incluindo Kenneth ‘Babyface’ Edmonds, Max Martin e Jimmy Jam & Terry Lewis. O jantar realizado anualmente para celebrar os novos agraciados será realizado em 15 de junho, em Nova York. 

O rapper Jay-Z Foto: AP Photo/Matt Rourke

PUBLICIDADE

Três integrantes da banda Chicago (Robert Lamm, James Pankow e Peter Cetera), além de Berry Gordy, fundador da Motown, também serão empossados no Hall da Fama. 

Para se tornar “elegível”, o compositor deve ter, pelo menos, 20 anos no ofício. Jay Z, por exemplo, lançou seu disco de estreia, Reasonable Doubt em 1996e tem inúmeros hits na carreira de 21 anos, de Big Pimpin a Empire State of Mind. 

Babyface, por sua vez, ganhou inúmeros gramofones do Grammy ao ter criado músicas para artistas como Whiteney Houston, Boyz II Men e outros. Já Martin se tornou um dos principais compositores do pop contemporâneo. Músicas dele são cantadas por gente como Taylor Swift, Katy Perry e The Weenkd. 

Por outro, alguns “elegíveis” notáveis foram ignorados pelo Hall da Fama, caso de George Michael, Madonna, Bryan Adams, Vince Gill, Kook and the Gang e Gloria Estefan. 

Apenas cinco compositores (sozinhos ou em grupos) entram para a seleta trupe do Hall da Fama dos Compositores por ano.