Disco 'The Dark Side of the Moon', do Pink Floyd, completa 42 anos

Álbum foi lançado na Inglaterra no dia 24 de março de 1973

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

No dia 24 de março de 1973, o Pink Floyd lançava na Grã-Bretanha, The Dark Side of the Moon, seu oitavo álbum de estúdio e considerado, até hoje, um dos mais importantes discos de todos os tempos. Nos Estados Unidos, o LP chegou um pouco antes, em 10 de março de 1973, provavelmente para que o público norte-americano o conhecesse antes do início da turnê norte-americana, que a banda estava prestes a começar no país.

Com letras e temas mais pessoais, sobre cobiça, doença mental e envelhecimento – inspirados principalmente pela saída de Syd Barrett (1946-2006), que deixou o grupo em 1968, depois que sua saúde mental se deteriorou –, o álbum, que hoje completa 42 anos, sinaliza uma nova fase no som do grupo formado em Londres, em 1965.

Trazendo profundas inovações no uso de instrumentos e efeitos sonoros existentes na época, como o som de alguém correndo em volta do microfone e a gravação de vários relógios tocando ao mesmo tempo, o LP foi um sucesso imediato que chegou ao topo da Billboard 200 nos Estados Unidos, na qual esteve por quase 15 anos. Com 10 faixas, é o segundo disco mais vendido da história, com mais de 50 milhões de cópias comercializadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.