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'A sociedade está cada vez mais sombria e doente', diz Andy Bell, do Erasure

Dono de hits dançantes, duo britânico lança novo álbum e resgata clima saudosista

Por João Paulo Carvalho
Atualização:

O nome Erasure pode até soar estranho para quem ouve assim, repentinamente. Fato é que o synthpop vibrante e cheio de gás do duo britânico Vince Clarke e Andy Bell encantou o mundo e dominou as danceterias no final da década de 1980 e começo dos anos 1990.

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Figurinha batida nos sets de todas as casas noturnas da época, os ingleses alcançaram o topo das paradas de sucesso e venderam milhões de discos. Hits como A Little Respect, Love To Hate You e Oh L’Amour deram à banda o rótulo de queridinha das pistas de dança. “É estranho olhar para tudo isso e perceber quão rápido o tempo passou. Não tem como negar que nossa imagem está associada aos anos 1980. Crescemos muito ali, na verdade”, afirma Andy Bell em entrevista ao Estado por telefone. 

Homossexual assumido e militante das causas LGBT, Andy não poupa palavras na hora de mostrar seu descontentamento com o preconceito que ainda enfrenta. “Avançamos muito em relação aos direitos gays, mas o mundo ideal ainda está muito distante de nós. Dizer que isso é uma aberração ou um problema, como já ouvi por aí? Isso simplesmente não entra na minha cabeça. A sociedade está cada vez mais sombria e doente. Me entristece escutar coisas assim”, complementa. 

Na ativa desde 1985, o Erasure chega a 2017 com um novo álbum de estúdio. O excelente World Be Gone, que resgata os melhores momentos do duo, será lançado em 19 de maio. Em tempos soturnos e esquizofrênicos, as composições do disco trazem uma atmosfera vibrante e otimista perante os fatos ruins que têm tomado conta do planeta nos últimos tempos. “Todo mundo merece ser feliz. Isso não deveria ser um objetivo, mas pré-requisito para acordar todos os dias. Acho que minha função como músico também é propagar sentimentos bons. Portanto, o clima, digamos, para cima de World Be Gone é proposital. Não foi por acaso. Um trabalho mais animado acaba atraindo energias positivas”, diz Andy.

Para cima. Vince Clarke e Andy Bell trazem uma atmosfera vibrante e otimista Foto: Doron Gild

Canções como Love You To The Sky, A Bitter Parting, Take Me Out Of Myself e Sweet Summer Loving, por exemplo, externam bem essa sensação otimista do novo trabalho do Erasure. “Tivemos todo um cuidado para resgatar a essência do nosso som, que é, de fato, uma coisa mais dançante”, lembra Andy, que confessa o “descuido” com os discos de estúdio anteriores, Snow Globe (2013) e The Violet Flame (2014). “Faltou um pouco de nós mesmos ali. Acho que isso serve para motivar a fazer algo mais legal”, conclui ele.

Memória. As recordações de Andy Bell sobre o Brasil dividem-se em momentos antagônicos. Quando a banda veio pela primeira vez a São Paulo, em 1990, no extinto festival Close Up Planet, o Erasure ficou incumbido de abrir os trabalhos para David Bowie. À época, eles foram recebidos pelo público com vaias, palavrões e objetos atirados no palco. “Eu me recordo bem daquele dia. Não foi tão legal. Éramos, na verdade, os intrusos. As pessoas estavam lá para ver o Bowie, algo completamente justificável”, conta Andy de maneira simpática. 

Alguns anos depois, em 2011, a banda voltou à cidade. A recepção foi completamente diferente. Com um show enérgico, o Erasure animou o grande público presente no local. “Foi como fazer as pazes com a plateia”, brinca Andy, que garante que o Brasil está no radar para futuras apresentações: “Devemos passar por aí em 2017, em nossa turnê mundial”, garante ainda Andy.

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FAIXA A FAIXA

Love You To The Sky Resume perfeitamente a essência do novo disco

Be Careful Música mais dançante

World Be Gone Mantém clima otimista

A Bitter Parting Melhor música do duo

Still It's Not Over Ao estilo Depeche Mode

Take Me Out Of Myself Pior música do novo disco

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Sweet Summer Loving Animação na medida certa

Oh What A World Segura a boa atmosfera

Lousy Sum Of Nothing Um ritmo frenético

Just A Little Love Romantismo na medida certa

A Little Respect

Love To Hate You

Oh L'Amour

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