No Brasil, centenário de Bioy Casares é adiado

Nenhuma edição especial foi feita para marcar os 100 anos do argentino, mas editora prepara obra completa em três volumes

PUBLICIDADE

Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Maria Fernanda Rodrigues
Atualização:
No Brasil, centenário de Bioy Casares é adiado Foto: ROBERTO SETTON/ESTADÃO

Livro mais conhecido de Bioy Casares, A Invenção de Morel não está disponível nas livrarias brasileiras – e é difícil encontrá-lo até em sebos. A última edição, feita pela Cosac Naify em 2006, está esgotada. Este não é o único exemplo. Autor de uma vasta obra, apenas nove de seus livros estão à venda no País. 

PUBLICIDADE

Mas este problema está perto do fim. A Globo Livros, que tem em catálogo três títulos escritos por Casares com o amigo Jorge Luis Borges, lança, em novembro, o primeiro de três volumes que reunirá toda a obra do argentino. No título que marca sua estreia no selo Biblioteca Azul, estarão os livros A Invenção de Morel, Plano de Fuga, A Trama Celeste, As Vésperas de Fausto, O Sonho dos Heróis, História Prodigiosa e Aparatos. Os outros volumes ainda estão em produção.

Entre as obras que o leitor ainda encontra nas livrarias estão O Sonho dos Heróis e Diário da Guerra do Porco (Cosac Naify), A Invenção de Morel em Quadrinhos e Histórias de Amor, na versão pocket (L&PM) e Antologia da Literatura Fantástica (Cosac Naify), organizada por ele, por sua mulher Silvina Ocampo e por Borges.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.