1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Morre o escritor americano Jim Harrison, autor de 'Lendas da Paixão'

- Atualizado: 27 Março 2016 | 21h 00

Ele tinha 78 anos e morreu em sua casa no Arizona, EUA

NOVA YORK - O escritor e poeta Jim Harrison, que escreveu com afeto sobre a paisagem rural dos Estados Unidos e aproveitou um sucesso no mainstream após a saga histórica de Lendas da Paixão (Legends of the Fall), morreu aos 78 anos.

Uma porta-voz da editora Grove Atlantic, que publicava os trabalhos de Harrison, disse que ele morreu no sábado, na sua casa na cidade de Patagonia, no Arizona. Ela não soube informar a causa da morte. A esposa de Harrison por mais de 50 anos, Linda King Harrison, morreu no ano passado.

Jim Harrison, em 2008, numa foto providenciada por sua editora
Jim Harrison, em 2008, numa foto providenciada por sua editora
O versátil e prolífico autor completou mais de 30 livros, e era admirado mundo afora. Às vezes comparado a Ernest Hemingway pelo tipo de interesses em comum, ele era caçador e pescador, bebia e escrevia roteiros para Hollywood, amigo próximo de Jack Nicholson e que conheceu Sean Connery, Orson Welles, Warren Beatty e outros.

"Sua voz vinha do coração da América e seu profundo amor da paisagem americana está presente em todo o seu trabalho", disse o CEO da Grove Atlantic, Morgan Entrekin, em um comunicado.

Publicado em 1979, Lendas da Paixão é uma coleção de três romances que conta a história do coronel William Ludlow e de seus três filhos de personalidades e valores bastante contrastantes. A narrativa se estende de antes da Primeira Guerra Mundial até a metade do século 20, de São Francisco, EUA, até Singapura.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX