1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Mergulho de escritor na história dos Beatles ainda tem longo caminho a percorrer

MATTHEW LEWIS - REUTERS

20 Agosto 2014 | 11h 55

Para o autor britânico Mark Lewisohn, contar a história da maior banda de rock do mundo do jeito que merece ser contada levará muito tempo. Para ser exato, levará cerca de 25 anos. 

O reconhecido pesquisador dos Beatles, de 56 anos, apaixonou-se pelo Quarteto Fantástico quando ainda era criança, e publicou seu primeiro livro referencial sobre os Beatles em 1986. Seu livro mais recente, “Tine In”, foi publicado no ano passado.

O volume, o qual ele levou 10 anos para escrever, é o primeiro da sua planejada trilogia biográfica “All These Years”. Ela começa em 1845, quando a primeira crise de fome irlandesa forçou os ancestrais de John Lennon a migrar para Liverpool, e encerra-se em dezembro de 1962, pouco após o grupo ter lançado seu primeiro sucesso, “Love Me Do”. 

Lewisohn concorda que o tamanho do tomo, 880 páginas na versão norte-americana e 1.728 na integral versão britânica, pode ser intimidador.  

“Obviamente, eu quero que o livro seja lido pelo máximo de pessoas possível. Mas ele é tão longo quanto precisa ser”, disse o autor à Reuters. “Meu interesse é aprender o quanto consigo, deixar a história a mais certa possível."

Críticos elogiaram o equilíbrio de Lewisohn entre os detalhares de pesquisa e a narrativa atraente. O autor não buscou a benção de Paul McCartney e de Ringo Starr, ou dos descendentes de Lennon e George Harrison, para o livro. 

“O acesso (aos artistas) frequentemente vem associado ao controle (de conteúdo), e é crucialmente importante que isso não aconteça”, explicou.

Lewisohn espera que o segundo volume da obra, que levará a narrativa até cerca de 1966, seja completado até 2020, e que o terceiro deve vir sete anos após essa data.

“Com este projeto, não se trata de ‘Eu tenho material suficiente, posso parar agora’”, disse ele. “Se eu não pesquisar debaixo da próxima pedra, eu posso perder a melhor coisa de todas. Então eu vou revirar todas as pedras antes de parar de pesquisar", disse.

“Tune In” se concentra na juventude de John, Paul, George e Ringo e em seu aprendizado nos clubes de rock de Liverpool e Hamburgo, na Alemanha. 

Lewisohn descobriu, por exemplo, que Harrison era um parceiro igual no começo da banda, pelo menos em termos de compartilhar os vocais no palco. 

O autor também mostra que, ao contrário do que muitos diziam, Ringo era um músico talentoso, e o baterista mais procurado de Liverpool. 

“Ele foi provavelmente o único músico em Liverpool que tinha mais experiência de palco até mesmo que John, Paul e George”, disse ele. “Qualquer um que pensa que ele era um cara ordinário, na verdade está insultando John, Paul e George por tê-lo escolhido.”

Lewisohn acredita que tem mais a aprender sobre o grupo. 

“Eu certamente não acho que este livro seja apenas para os fãs dos Beatles. Esta é uma história do pós-guerra de nossa cultura. Estes três livros, quando eventualmente a série estiver completa, serão algo que, espero, permaneça por séculos."

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo