Livro revela fotos raras dos Beatles

Quase 50 anos depois do auge da beatlemania, um novo livro revela cenas da intimidade dos Beatles, com centenas de imagens raras ou inéditas feitas pelo falecido fotógrafo Robert Whitaker entre 1964 e 66.

NICK OLIVARI, Reuters

04 Outubro 2012 | 18h50

Whitaker, que morreu no ano passado, aos 71 anos, foi contratado pelo empresário da banda, Brian Epstein, para documentar o cotidiano de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Editores da revista Life compilaram as imagens, resultando no recém-lançado "LIFE With the Beatles", da Time Home Entertainment Inc.

Barbara Baker Burrows, editora de fotografia da Life Books, disse que Whitaker se esforçou para catalogar sua obra, e que ela própria o incentivou a vasculhar seus arquivos.

Nascido na Grã-Bretanha, Whitaker começou sua carreira na Austrália, onde foi procurado por Epstein no meio de uma turnê dos Beatles. Inicialmente, rejeitou o convite, mas mudou de ideia ao ver o quarteto sobre o palco.

"O período de Bob com os Beatles foi uma era bastante diferente de hoje, quando um fotógrafo tem sorte se conseguir alguns minutos com seu personagem", disse ela.

"Ele também tinha o que os fotógrafos da Life tinham: a confiança dos seus personagens, e o respeito deles."

A editora disse que Whitaker estava entusiasmado com o lançamento do livro, de 300 páginas.

"Embora ele não tenha vivido para ver a publicação concluída, acho que ele ficaria satisfeito."

(Reportagem de Nick Olivari)

Mais conteúdo sobre:
LIVRO BEATLES FOTOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.