Heitor Hui/Estadão - 10/10/2001
Heitor Hui/Estadão - 10/10/2001

Hilda Hilst será homenageada na Flip em 2018

Escritora paulista teve maior parte do reconhecimento só depois de sua morte, em 2004, e nutria relação complicada com o mercado editoria

Guilherme Sobota, O Estado de S.Paulo

05 Dezembro 2017 | 18h00

Mais um capítulo da recente revisão da obra de Hilda Hilst vai ocorrer em 2018: a escritora paulista é a homenageada da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que ocorre de 25 a 29 de julho.

+++ Hilda Hilst tem sua poesia completa reunida pela primeira vez em um único volume

A obra de Hilda Hilst (1930-2004) está sendo reeditada pela Companhia das Letras (Da Poesia saiu em abril; Da Prosa sai em 2018, bem como uma adaptação em quadrinhos, uma coletânea de poemas de amor e uma edição de bolso). Dois livros de entrevistas devem sair pela Globo (que havia relançado a obra da poeta entre 2000 e 2014). Há conversas com algumas casas sobre a publicação de diários inéditos.

+++ Obra poética de Hilda Hilst volta reunida em um só volume

“A obra da Hilda exige do leitor um certo conhecimento de literatura e arte, ela convida ao entendimento mais complexo dessas duas coisas”, diz a curadora da Flip, Josélia Aguiar. “Pode ser um convite para as pessoas tentarem compreender mais. Uma forma de reforçar a necessidade de as pessoas terem uma intimidade maior com a arte e não ter pensamentos equivocados, resultado de um problema de formação de leitores.”

+++ Análise: Hilda Hilst parece mais viva do que muitos poetas vivos

Bem como Lima Barreto, homenageado em 2017, Hilda ainda não tem sua obra consolidada no cânone da literatura brasileira e sempre teve um relacionamento complicado com o mercado editorial em vida. Ela mesma reconhecia isso. Uma avaliação que Hilda fez da própria obra nos anos 1990: “Maravilhosa. Fico besta de ver como as pessoas não entendem o que escrevi.”

+++ Exposição revela o processo criativo da escritora Hilda Hilst

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.