PUBLICIDADE

Andrew Sean Greer leva o Pulitzer de ficção pelo romance 'Less'

Veja os outros vencedores do prêmio americano nas categorias de literatura e ciências humanas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Confira abaixo os vencedores do Prêmio Pulitzer 2018, nas categorias de ciências humanas e literatura. A honraria foi entregue nesta segunda-feira, 16, em Nova York.

HISTÓRIA

Jack E. Davis, The Gulf: The Making of an American Sea

O Golfo do México é o 10.º maior corpo de água do mundo. Mas até o livro de Davis, com traços da pré-história até o presente, ele nunca havia ganhado uma história compreensiva, o comitê avaliou. Davis, de 61 anos, é um professor da Universidade da Flórida.

PUBLICIDADE

FICÇÃO

Andrew Sean Greer, Less

O protagonista do romance de Greer é Arthur Less, um romancista na beira dos 50 anos que, sentindo-se humilhado na vida e na carreira, aceita convites de seguidos e disastrosos eventos literários. Suas viagens, preenchidas com incidentes bem humorados, levam-no para Nova York, Paris, Berlim, Marrocos, Índia e Japão. No New York Times Book Review, Christopher Buckley disse que Less era o livro "mais divertido, esperto e humano" que ele leu em anos.

Publicidade

Andrew Sean Greer, vencedor do Prêmio Pulitzer 2018 de ficção Foto: EFE/PULITZER

TEATRO

Martyna Majok, Cost of Living

Majok, de 33 anos, uma imigrante polonesa que viu sua primeira peça de teatro aos 17 anos depois de ganhar US$45 jogando sinuca, inicialmente escreveu esse texto como uma peça curta, que evoluiu e chegou à forma em que estreou na off-Broadway em junho. A peça recebeu críticas positivas pelo seu retrato dos obstáculos que chegam com deficiências físicas.

BIOGRAFIA

Caroline Fraser, Prairie Fires: The American Dreams of Laura Ingalls Wilder

O comitê do Pulitzer citou Fraser, de 57 anos, pelo seu "retrato profundamente embasado e de escrita elegante" mostrando como Wilder, a autora de Little House on the Prairie (Os Pioneiros), "transformou a história de pobreza, falha e luta de sua família num conto animador de auto-confiança, amor e perseverança".

POESIA

Publicidade

Frank Bidart, Half-light: Collected Poems 1965-2016

Half-light também levou o National Book Award, e Bidart, de 78 anos, disse que não consegue ver os prêmios senão como uma validação de sua extensa carreira.

NÃO FICÇÃO

James Forman Jr., Locking Up Our Own: Crime and Punishment in Black America

O livro de Forman aponta como as respostas em tempo real às crises nas comunidades negras nos anos 1960 ajudaram, de maneira não intencional, ao encarceramento em massa. / Com The New York Times

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.