Serkis tem olhar sofrido como Kong

King Kong

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

27 Outubro 2012 | 03h10

14H45 NA RECORD

(King Kong). EUA, 2005. Direção de Peter Jackson, com Naomi Watts, Jack Black, Adrien Brody, Andy

Serkis, Jamie Bell.

O remake do clássico de 1933 torna real o clima de sonho que caracterizava o primeiro filme (de Merian Cooper e Ernest B. Shoedsack) e também humaniza o macaco gigante mais do que qualquer outro filme que tenha contado sua história. A trama básica continua a mesma - equipe de filmagem descobre o rei Kong numa ilha remota e o leva para Nova York, mas ele escapa do cativeiro e persegue a deusa loira (Naomi Watts) por quem se apaixonou. Jackson repete a técnica da motion capture que lhe permitiu criar o Gollum em O Senhor dos Anéis. Kong impressiona pelo olhar dilacerado de Andy Serkis, que faz o papel, mas o filme, embora grande, não é um grande filme. Reprise, colorido, 187 min.

Justiça Vermelha

22 H NA REDE BRASIL

(Red Corner). EUA, 1997. Direção

de Jon Avnet, com Richard Gere,

Bai Ling, Bradley Whitford, Robert Stanton, James Hong.

Advogado norte-americano vai à China fechar um grande negócio e é acusado do assassinato de uma prostituta. Jovem advogada o defende no julgamento que é para ser uma farsa, mas a coisa pega fogo (e ambos se envolvem). O diretor Avnet dilui nas love story a crítica a um sistema legal que não respeita os direitos civis. Reprise, colorido, 122 min.

Cão de Briga

22H15 NA BANDEIRANTES

(Unleashed). França/EUA/Inglaterra, 2004. Direção de Louis Leterrier, com Jet Li, Morgan Freeman, Bob Koskins, Kerry Condon, Phyllida Law.

Jet Li vive preso como um cão de propriedade de Bob Hoskins, que o utiliza em lutas ilegais. O contato com o cego Morgan Freeman - e a música - humanizam o herói e ele deixa de ser um animal. A prova de que Jet Li não é só bom de briga, mas sabe representar. Reprise, colorido, 98 min.

Primavera Maluca

22H15 NO SBT

(Spring Breakdown). EUA, 2009. Direção de Ryan Shiraki, com Amy Poehler, Parker Posey, Rachel Dratch.

Três amigas de infância passaram pela faculdade com a fama de nerds e sofreram por isso. Agora, como responsáveis pela segurança da filha de uma senadora, elas vão para uma festa numa ilha paradisíaca. O problema é a garota, que de nerd não tem nada e está disposta a tudo para reconquistar o ex-namorado. O tom é de comédia. Reprise, colorido, 100 min.

Sábado

22H30 NA TV BRASIL

Brasil, 1995. Direção de Ugo Giorgetti, com Otávio Augusto, Maria Padilha, Tom Zé, Giulia Gam, André Abujamra, Jô Soares.

Equipe que grava comercial tumultua a vida num prédio que já está sem elevador. Todas as qualidades do cinema de Giorgetti - roteiro enxuto, diálogos minimalistas e elenco afiado. Por 'elenco', em geral, entenda-se o grande Otávio Augusto, em particular. Reprise, colorido, 85 min.

Janela da Alma

23H15 NA CULTURA

Brasil, 2001. Direção de João Jardim

e Walter Carvalho.

Documentário que investiga o universo de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Muito bom, e os depoimentos de José Saramago e de Agnès Varda - diretora francesa que lembra a agonia do marido, o também diretor Jacques Démy - são antológicos. Reprise, colorido, 71 min.

Eu Te Amo, Cara

23H25 NA GLOBO

(I Love You, Man). EUA, 2008. Direção de John Hamburg, com Paul Rudd, Jason Segel, Rashida Jones, Andy Samberg, J K Simmons, Jane Curtin.

Às vésperas de se casar, sujeito descobre que não tem um melhor amigo para ser seu padrinho (best man). Ele lista várias amizades, escolhe um e, à medida que vão se aproximando, o casamento fica cada vez mais difícil. As comédias românticas com Paul Rudd fogem ao figurino tradicional. E ele é sempre bom. Inédito, colorido, 105 min.

Carrie, a Estranha

23H45 NO SBT

(Carrie). EUA, 2002. Direção de David Carson, com Angela Bettis, Patricia Clarkson, Rena Sofer.

O remake do filme cult de Brian De Palma com Sissy Spacek repete a história da garota que usa seus poderes cenestésicos para se vingar do mundo, mas o clima não tem comparação. É muito fraco. Reprise, colorido, 98 min.

Os Pistoleiros do Oeste 2

2H05 NA REDE BRASIL

(Lonesome Dove: Tails of the

Plains). EUA, 1989. Direção de

Simon Wincer, com Robert Duvall, Tommy Lee Jones, Anjelica Huston, Danny Glover.

O segundo western da série retoma episódios e personagens que foram cortados na TV. Fica meio desconjuntado, mas o elenco torna atraente a trama sobre pistoleiro que busca seu lugar no mundo. Reprise, colorido, 118 min.

Os Magníficos

3 H NA TV BRASIL

Brasil, 2009. Direção de

Bernard Attal.

Um olhar sobre a grandeza e a decadência do ciclo do cacau, no Sul da Bahia. O diretor Attal inspirou-se no clássico Soberba (The Magnificent Ambersons), de Orson Welles - daí o título - e o filme foi um preparativo para A Coleção Invisível, que ele fez depois (e está na Mostra). Reprise, colorido, 52 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.