Séries sobre zumbis e TV lançam novo modelo de produção no País

PUBLICIDADE

Por Cristina Padiglione
Atualização:

Autoras de Joia Rara, Thelma Guedes e Duca Rachid posam com as medalhas de finalistas ao Emmy International na categoria telenovela, em um dos vários eventos reservados aos indicados em Nova York, durante o fim de semana.

Gumball, a Princesa Jujuba

e o Irmão do Jorel são os entrevistados de Marcelo Tas na nova temporada do Papo Animado, do Cartoon Network. As gravações ocorreram durante a última semana, em Atlanta, nos EUA, com up grade tecnológico em relação à última safra. E ele não esconde a predileção pelo brasileiro, o Irmão do Jorel, criação do capixaba Juliano Enrico.

Aliás, Tas reassume hoje

a bancada do CQC e inicia a grande contagem regressiva que lhe dá apenas mais seis edições à frente do programa da Band. Ele se despede do posto no dia 29 de dezembro.

Publicidade

Homossexualidade na prisão

é o foco de José Júnior, do Afro Reggae, para a próxima temporada da série Paixão Bandida (GNT). Sua dúvida é se a abordagem será em pessoas que já chegam à prisão se definindo como homossexuais ou aos que se descobrem gays lá dentro.

A Globo investiu sem pudor

artístico nas marcas que pagaram por ações de merchandising em Império no capítulo da última sexta, do logotipo do automóvel ao nome gigantesco da loja que mereceu até produção de desfile de moda em cena.

Medalha medalha medalha

Publicidade

PUBLICIDADE

Animação que retrata um futuro em que zumbis conquistam o direito de viver em sociedade, beneficiados por cotas e outras políticas, a comédia Zumbis Corporativos, de Flávia Boggio, é um dos sete projetos encabeçados pelo Núcleo Criativo conquistado pela Fábrica de Ideias Cinemáticas, do cineasta e roteirista Newton Cannito. É fruto de um edital da Ancine destinado a financiar múltiplos projetos de audiovisual por meio da linha Prodav 03 (Núcleos Criativos).

Estúdio 7, de Fernando Muylaert, série de ficção sobre os bastidores de um programa de TV, é outro projeto. A lista inclui a série musical O Grande Inquisidor, de Rubens Lima Jr., o longa Onde Judas Perdeu as Botas, de André Diniz, a animação Dois Publicitários, Nenhuma Ideia, de Allan Sieber, e Aqui e Já!, documentário de Marcos Takeda.

Esse é o único edital da Ancine em que a pontuação da empresa vale apenas 5%, priorizando o roteirista chefe (líder do grupo) e os roteiristas da equipe. Outro núcleo foi conquistado pela Dama Filmes, de Carolina Kotscho - há também um sob o comando de Andréa Barata Ribeiro, da O2 Filmes, e outro, de Cao Hamburger. Poucos roteiristas conhecem a chance de concorrer ao edital sem depender de uma grande produtora.

A Ancine dá R$ 1 milhão para cada líder comandar um time e desenvolver novos projetos em um ano e meio. Aqueles que tiverem êxito terão seu direito patrimonial atrelado ao criador, o que aproxima nossa produção de TV do modelo americano, onde o autor da série tem poder sobre a obra. Aqui, as grandes produtoras e os canais normalmente dão a palavra final.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.