1. Usuário
Assine o Estadão
assine


'SBT Brasil' lidera avanço de ibope no ano

Cristina Padiglione

O SBT Brasil foi o telejornal carro-chefe que mais cresceu no Ibope este ano, com 87% de avanço na Grande São Paulo e 80% no Painel Nacional de TV (PNT). Desde janeiro, quando tinha 3,8 pontos em São Paulo, o título desenha uma curva ascendente até chegar aos 7,1 pontos (até anteontem). No PNT, o salto vai de 3,5 a 6,3 pontos. A ausência da opinião de Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto não fez mal à audiência, ao contrário. No período, todos os telejornais cresceram, exceto o Jornal Nacional, que perdeu 2% em São Paulo, e 0,8% no PNT, onde o Jornal da Record cresceu 26%, o Jornal da Band, 23% e o RedeTV News, 14%.

Epílogo. A coluna antecipou ontem detalhes sobre o último episódio de A Grande Família, que vai ao ar no dia 11 de setembro, e adianta mais a seguir.

O clã de Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo), na verdade, será convidado a inspirar um seriado de TV. "A família recebe um telefonema de um diretor dizendo que eles foram escolhidos para ser o modelo de um programa que a emissora estaria desenvolvendo", explica o diretor-geral do seriado, Luis Felipe Sá.

O diretor será vivido por Daniel Filho, um dos responsáveis pela chegada da obra de Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa à TV, em 1972.

Os papéis da família no "novo" seriado serão interpretados por Tony Ramos, Glória Pires, Ísis Valverde e Marcelo Adnet, entre outros. E Lineu, Nenê, Bebel, Agostinho e Tuco ficarão encantados em conhecer de perto seus ídolos da TV.

Joia Rara é a próxima novela das 20h no canal Globo, do pacote pago mais básico, em Portugal. Inédita no país, a trama de Thelma Guedes e Duca Rachid estreia dia 15, na vaga de Flor do Caribe, que fez boa campanha por lá desde a estreia.

A propósito, Flor do Caribe, de Walther Negrão, tornou-se a novela mais vista da história da TV paga de Portugal.

José Roberto de Toledo deixa a RedeTV! no fim do mês. A saída do jornalista é motivada pela troca na direção de Jornalismo da casa.

A HBO virou canal básico. Opa, só por 72 horas. O sinal do canal está aberto a todos os pacotes desde ontem, para promover a estreia da 2ª temporada da série brasileira O Negócio, amanhã, às 21h.

O Papo de Mãe, programa de Mariana Kotscho e Roberta Manreza na TV Brasil, é finalista na 8.ª edição do Prêmio Abracopel de Jornalismo, que contempla conteúdo sobre segurança nas Instalações Elétricas.

Fogão & cia. Olha aí as luluzinhas da gastronomia do GNT: a chef Rita Lobo, a nutricionista Gabriela Kapim, a também chef Bela Gil e a atriz Carolina Ferraz se juntaram sob o mesmo foco para a gravação de novas chamadas para o canal, no ar a partir da semana que vem.