O astro James Stewart, em dois westerns

E o Sangue Semeou a Terra

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

11 Outubro 2012 | 03h11

22 H NA CULTURA

(Bend of the River). EUA, 1952. Direção de Anthony Mann, com James Stewart, Rock Hudson, Arthur Kennedy, Jay C. Flippen, Julie Adams.

O Clube do Filme, da Cultura, resgata um western da memorável série que o diretor Mann fez com o astro James Stewart nos anos 1950. Pode não estar entre os melhores - Winchester 73, O Preço de Um Homem e Um Certo Capitão Laramie -, mas possui qualidades sólidas, entre elas a integração da natureza ao drama, característica do grande cineasta. Stewart faz guia de caravana que é enganada e espoliada de seus bens. O herói, então, move rios e planícies para garantir a sobrevivência do grupo - e para punir os responsáveis. Reprise, colorido, 91 min.

Braddock 3 - O Resgate

23 H NA REDE BRASIL

(Braddock: Missing in Action III). EUA, 1988. Direção de Aaron Norris, com Chuck Norris, Aki Aleong.

No terceiro filme da série, o coronel Braddock descobre que há toda uma geração de órfãos da Guerra do Vietnã. E ele vai resgatá-los, claro. Chuck Norris, com seu golpe - patada - chamado de coice de mula, é um lutador solitário. O lobo solitário volta à ativa. Os críticos o detestam e ele não nega que, no espectro político, se considera à direita de Rambo (Sylvester Stallone). Reprise, colorido, 101 min.

Matinê, Uma Sessão Muito

Louca

4H20 NA REDE BRASIL

(Matinee). EUA, 1993. Direção de Joe Dante, com John Goodman, Cathy

Moriarty, Simon Fenton, Omri Katz.

A vida na base norte-americana de Key West, na Flórida. O ano é 1962, há tensão no ar, por conta da crise dos mísseis com Cuba, mas a criançada se entusiasma com a chegada de um diretor de filmes baratos de terror. Inspirado em William Castle, ele recorre a truques para animar a plateia de seus filmes e, neste caso, o filme se chama Manant, o Homem Formiga. Grande diversão, e o mais gostoso do diretor Dante é que os infernos que ele cria, por mais fantasiosos que sejam, têm base na realidade. Repare em dois personagens secundários - Bob e o sr. Elroy. São interpretados pelos diretores John Sayles e Charles Haas. Reprise, colorido, 98 min.

TV Paga

Seven - Os Sete Crimes

Capitais

13H45 NO MAXPRIME

(Seven). EUA, 1995. Direção de David Fincher, com Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow, Kevin Spacey, John C. McGinley, Richard Roundtree.

Brad Pitt e Morgan Freeman formam dupla de policiais que segue a trilha de assassino em série. O cara escolhe suas vítimas segundo os sete pecados capitais da Bíblia (e as executa brutalmente, com requintes de crueldade). Mas o que confere complexidade ao filme é a suprema maldade do 'vilão', que coloca um terrível problema de ordem moral para o afoito personagem de Pitt. Um dos filmes mais perturbadores dos anos 1990, marcou o primeiro encontro do diretor Fincher com o tema do serial killer, que voltou em sua obra em pelo menos mais dois filmes - Zodíaco e Millenium, os Homens Que não Amavam as Mulheres (baseado no best-seller do sueco Stieg Larsson). Para você ver como é o Oscar. Kevin Spacey ganhou duas vezes o prêmio da Academia - melhor coadjuvante, por Os Suspeitos, e melhor ator, por Beleza Roubada. Na vez em que mais merecia, por seu assassino neste filme, foi ignorado. Reprise, colorido, 128 min.

O Exterminador do Futuro

17H10 NO TCM

(The Terminator). EUA, 1984. Direção de James Cameron, com Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Michael Biehn, Bill Paxton, Paul Winfield,

Lance Henriksen.

O primeiro filme da franquia deu um upgrade na carreira de Cameron, que havia feito antes o paródico Piranha e aqui iniciou a escalada de efeitos digitais que tem dado o tom de sua trajetória (e estética). Schwarzenegger faz o androide que vem do futuro para destruir, no presente, a gestante que será mãe de um homem importante na luta contra as máquinas. Mas Schwarzenegger, o Terminator, termina por proteger Sarah Connor (Linda Hamilton, na época, mulher do diretor) e, como nos demais três filmes, defendeu o filho, John Connor. Schwarzenegger apareceu apenas digitalmente no quarto filme, Salvação, e agora está empenhado na produção do quinto, que emperrou por - acredite - falta de diretor. O astro diz a frase que virou marca do personagem, é dele - 'I'll be back' (Eu voltarei). Reprise, colorido, 107 min.

Flechas de Fogo

20H15 NO TELECINE CULT

(Broken Arrow). EUA, 1950. Direção de Delmer Daves, com James Stewart, Jeff Chandler, Debra Paget, Will Geer, Arthur Hunnicutt.

Considerado pioneiro na abordagem favorável do pele-vermelha, este western é o segundo programa do gênero com o astro James Stewart que a TV mostra hoje. Ele faz um homem que vive entre duas culturas, um ex-soldado que salva garoto índio, é aceito pela tribo e agora tenta impedir o confronto com os brancos. O diretor Daves era chamado de documentarista do western por seu cuidado com a verossimilhança. E a exemplo de Anthony Mann - ver E o Sangue Semeou a Terra -, ele também criou uma importante série de bangue-bangues nos anos 1950. A maioria deles foi interpretada por Glenn Ford. Reprise, colorido, 93 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.