EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

'Imóveis de luxo estão parados'

O consultor e corretor de imóveis Marcelo Gurgel do Amaral diz que a melhora do mercado de imóveis ocorre apenas em camadas de classe social mais baixa, com as moradias de necessidade

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Circulam na praça inúmeras declarações sobre uma melhora na comercialização de imóveis na cidade de São Paulo. "Não é verdade", afirma um dos mais conhecidos e discretos corretores da praça, Marcelo Gurgel do Amaral. Segundo sua avaliação, "o Brasil que navega com tranquilidade é o da chamada Faixa 1, moradia de necessidade. Ou seja, os imóveis do Minha Casa Minha Vida e outros programas na mesma vertente. O de luxo está parado". Aqui vão os melhores momentos da conversa.

Condomínio de luxo integra complexo do shopping Cidade Jardim, um dos pontos mais caros da capital paulista Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Porque não saem negócios com imóveis de luxo?  As informações sobre crescimento econômico chegam com muita velocidade aos clientes mais ricos. Eles estão muito atentos e não querem colocar um mar de dinheiro em uma moradia até que as coisas fiquem mais claras, até os preços voltarem à realidade. E eles andam lá no alto. (Segundo dados do Embraesp, o metro quadrado médio no Jardim Europa bateu em R$ 24,8 mil em fevereiro. E no Itaim-Bibi, R$ 32 mil.

Quando é que acontece a venda de uma casa ou apartamento de alto luxo? 

Por necessidade. Por exemplo, se o sujeito casa de novo, ou aumenta a família...

Ou seja, os imóveis de alto luxo, na capital, estão à venda por preços irrealistas.

Publicidade

Um apartamento em SP não pode valer o mesmo metro quadrado de Paris nem o mesmo metro quadrado de Nova York. Hoje, se você quiser perder dinheiro, construa imóveis para ricos. É o pior negócio do mundo.

Quando vai melhorar?

O dinheiro grande vai voltar ao mercado imobiliário quando houver novamente segurança. Precisamos saber quem vai ser eleito presidente no final deste ano. Contaram uma grande mentira durante 10 anos, e todo mundo que acreditou acabou comprando imóvel a preços absurdos. O Brasil que não vai parar é o negócio dos imóveis para classes menos favorecidas, e iniciativas como loteamentos de primeira moradia, fundos investindo em armazenamento, onde a renda é razoável.

E o zoneamento da cidade?

Esse é um assunto muito delicado, que precisa ser muito bem estudado. O zoneamento nunca agrada a gregos e troianos. Alguém sai prejudicado, alguém sai ganhando.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.