1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Guerra em Gaza impede diretor premiado de ir a festival de cinema de Sarajevo

DARIA SITO-SUCIC - REUTERS

22 Agosto 2014 | 16h 45

Dois diretores de Gaza foram premiados no festival de cinema de Sarajevo, mas o conflito em casa impediu um deles de ir receber sua parte da honraria, informaram os organizadores.

Abdel Salam Shehadeh e Ashraf Mashharawi dividiram 8.700 euros no evento no final da quinta-feira, quando o diretor britânico Ken Loach elogiou seu trabalho e sua "coragem para resistir".

Mais de 2.070 palestinos e 64 soldados israelenses foram mortos desde que Israel lançou sua ofensiva em Gaza em 8 de julho com o objetivo declarado de pôr fim aos disparos de foguetes contra seu território.

Loach disse que ataques aéreos impediram Shehadeh de sair de sua casa na cidade de Rafah, no sul de Gaza. Mashharawi compareceu ao festival, mas declarou à Reuters nesta sexta-feira que não poderá retornar ao enclave até haver uma interrupção na violência.

“Não posso voltar agora por causa dos bombardeios e da fronteira fechada. Tenho que esperar, mas sei que também cabe a nós vir aqui e trazer as vozes das vítimas – elas perseguem você”, afirmou.

Shehadeh já dirigiu mais de 15 documentários sobre a vida em Gaza e além, entre eles “The Cane”, “Debris”, “Rainbow” e “The Shadow”. Mashharawi também olhou para fora de Gaza em trabalhos como “Slavery in Yemen” e o premiado “The Road to Tawerghaa” (Líbia).