Estação Pinacoteca traz quatro mostras que merecem visita

Espaço de arte contemporânea expõe obras de Elizabeth Jobim, Cassio Michalany, Renina Katz e Monica Nador

18 Junho 2010 | 06h00

Elizabeth Jobim e sua instalação, tudo azul e branco. Foto: Márcio Fernandes/AE

 

Marina Vaz - O Estado de S. Paulo

 

SÃO PAULO - Em março, uma fila de visitantes se formou em frente à Pinacoteca do Estado para ver as obras de Andy Warhol. Mas a mostra era na Estação Pinacoteca, a algumas quadras dali. Segundo o diretor Marcelo Araujo, a confusão é frequente - aberta desde 2004 no antigo Deops, a Estação ‘concorre’ com a fama da ‘irmã mais velha’, de 105 anos. Além de expor arte contemporânea, o espaço tem outros atrativos, como a biblioteca de artes visuais, o acervo modernista da Fundação Nemirovisky e o Memorial da Resistência, onde há mostras de personalidades ligadas à luta contra a Ditadura e as celas do Deops. No sábado, 19, a Estação abre quatro mostras. Agora, você tem (mais) bons motivos para (re)visitá-la.

Estação Pinacoteca. Lgo. Gen. Osório, 66, Centro, 3335-4990. 10h/18h (fecha 2ª). Abre sáb. (19). R$ 6 (sáb., grátis). Até 1/8.

 

Cassio Michalany - As obras do artista, minimalistas e geométricas, são feitas com telas justapostas. As seis pinturas expostas usam só cinco cores.

 

Monica Nador - Desde os anos 90, ela se dedica a pintar murais em comunidades carentes. Agora, a artista, que nunca teve uma retrospectiva com suas obras, ganha mostra com 20 telas feitas entre 1983 e 2010.  E também aproveita para ocupar a cafeteria da Estação Pinacoteca com pinturas feitas direto na parede.

 

Renina Katz - Artista já pintou retratos e paisagens do Rio de Janeiro, voltou-se ao realismo social com gravuras de retirantes, ilustrou livros e criou vitrais e azulejaria para edifícios. Desta vez, a artista, de 85 anos, apresenta sua produção mais recente: 70 aquarelas inéditas feitas de 2006 até hoje.

 

Elizabeth Jobim - Sua instalação é feita com 30 telas (de tamanhos e profundidades diferentes) colocadas lado a lado. Todas azuis e brancas.

Mais conteúdo sobre:
Pinacoteca

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.