Cormac McCarthy adaptou 'Sunset Limited' para a TV

Versão foi filmada pela HBO em 2011 e tem direção de Tommy Lee Jones e Samuel L. Jackson

Ubiratan Brasil - O Estado de S. Paulo,

28 Agosto 2012 | 21h38

Sunset Limited ganhou uma versão para a televisão, filmada pela HBO em 2011 e disponível em DVD no Brasil. Tommy Lee Jones cuida da direção e também atua, ao lado de Samuel L. Jackson. Com roteiro adaptado pelo próprio Cormac McCarthy, o longa enfrenta o desafio de se concentrar em apenas um espaço, com sons externos e variação da luz dia como únicas fontes de interferência.

"É um trabalho muito profissional mas, tenho de confessar, morno demais", acredita Fábio Assunção. "Por isso que decidi não seguir uma linha realista, preferindo algo mais existencialista, que combina melhor com o palco."

Com a importância centrada nos diálogos, o filme traz apenas três músicas, que marcam incidentalmente determinadas passagens. Já Assunção apostou em uma trilha sonora especialmente criada por Eduardo Queiroz, com quem trabalha junto na quinta montagem. "Além da luz e do cenário, assinado por Fabio Namatame, também a música acirra de forma subliminar as diferenças entre os dois personagens", conta Assunção.

Se há um ponto em comum entre a versão para a TV e a montagem brasileira, essa é a predominância de diálogos afiados - já comparado a William Faulkner, Herman Melville e Mark Twain, o americano Cormac McCarthy cria mundos de inexplicáveis generosidade e crueldade, que se cruzam naturalmente.

Ele parece incapaz de escrever uma frase sem graça. Ao ler suas palavras, percebe-se que se está nas mãos de um gênio do estilo. Basta ler Onde os Velhos Não Têm Vez (Alfaguara), que inspirou o longa Onde os Fracos Não Têm Vez, dos irmãos Coen; ou mesmo Todos os Belos Cavalos (Companhia das Letras). Ou ainda frases contundentes que brilham na peça, como "a sombra do machado paira sobre toda alegria".

SUNSET LIMITED

WARNER, R$ 45

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.