Começa hoje 5.° edição do Festival de Curtas Entretodos

Mais do que nunca, Direitos Humanos são assunto de cinema. E de festival também. Enquanto a cidade assiste à 7.ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, iniciada há uma semana, que se estende até 20 de dezembro, outra ótima amostra da nova produção de curtas começa nesta quinta-feira com a 5.° edição do Entretodos - Festival de Curtas de Direitos Humanos.

AE, Agência Estado

29 Novembro 2012 | 11h05

Este ano, o festival ocorre em vários pontos culturais e espaços de 23 regiões da capital paulista. Até o dia 2 de dezembro o evento leva a programação a bairros que muitas vezes são esquecidos quando o assunto é agenda cultural. Há desde pontos da zona leste, como São Miguel e Itaquera, até Perus e Pirituba. Bairros do centro e de Pinheiros também recebem a mostra.

Com curadoria de Manuela Sobral e Jorge Grinspum, o Entretodos traz uma seleção de mais de 31 curtas de diferentes formatos, incluindo vídeos feitos por celular, dos quais 26 estão em competição. Dividido nos programas Mostra Infantil, Entretodos Especial, Espaços, Códigos, Paralelos, Diálogos e Atalhos, os filmes mostram quanto falar de direitos humanos é tratar desde questões habitacionais até espiritualidade, passando por imigração, homossexualidade, entre outros.

O júri, composto pelo cineasta Hector Babenco, a escritora Beatriz Bracher, a cineasta Julia Murat, o jornalista Ubiratan Brasil, o diretor executivo da Buriti Filmes, Marcos Barreto, o poeta e agitador cultural Binho, o representante da Unesco Fábio Eon e a socióloga Vera Cardim, selecionará o melhor curta, roteiro, diretor e vai entregar o prêmio Visão Social. O público vota nos preferidos no fim das sessões.

Como já é tradição, a cada ano o Entretodos convida artistas diferentes para confeccionar os troféus. Desta vez, os artistas plásticos e músicos Raul Zito, Pique e o artista Hideki vão produzir troféus sonoros. Eles serão feitos de madeira, lata, tecidos e minicircuitos eletrônicos de lata, que funcionam como alto-falantes. O festival ainda traz debates, oficinas, entre outras atividades. O encerramento, dia 2, terá show de Emicida no Parque da Aclimação a partir das 14 horas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

ENTRETODOS - FESTIVAL DE CURTAS DE DIREITOS HUMANOS

De 29/11 a 2/12. Programação e salas: www.entretodos.com.br

Mais conteúdo sobre:
cinema Entretodos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.