Cara nova da Mostra

Primeira Mostra Internacional de Cinema sem Leon Cakoff, a 36.ª começa na quinta-feira, para convidados, com um sólido exemplar de cinema político - o No, de Pablo Larraín, com Gael García Bernal, sobre o plebiscito que decidiu a (não) permanência do general Pinochet no poder, no Chile. A Mostra deste ano é a primeira com curadoria de Renata Almeida, que por mais de 20 anos foi companheira de Cakoff. Ela não muda o legado do marido, mas vai tentar imprimir sua marca ao mais prestigiado evento de cinema da cidade (do País?) Os cinéfilos já sabem. A partir de sexta-feira, e durante duas semanas, terão de ter muito fôlego para tentar assistir a pelo menos parte dos 350 títulos de mais de 60 países que serão apresentados em 28 locais da cidade.

O Estado de S.Paulo

14 Outubro 2012 | 03h09

Haja preparo físico - e além dos filmes que abrem uma janela para o que de mais avançado se produziu no cinema mundial, no último ano, a Mostra, como sempre, promete retrospectivas da maior importância. Elas contemplam o cinema russo (e soviético). Uma seção inteira dedicada a Andrei Tarkovski terá os filmes do autor e também uma exposição com os instantâneos que ele adorava captar com sua máquina polaroide. Outra retrospectiva trará a íntegra, entre curtas e longas, documentários e ficções, do mais acirrado crítico do czar Vladimir Putin - Sergei Loznitsa.

Tudo isso é muito atraente, mas há mais. Uma terceira retrospectiva - dos filmes do japonês Minoru Shibuya, que evoca toda uma era de ouro do cinema do Japão, pois ele foi assistente de Yasujiro Ozu, Mikio Naruse e Heinosuke Gosho. Querem mais? Panorama internacional, competição de novos diretores e a Mostra Brasil. É covardia apontar destaques entre mais de 300 títulos, mas O Gibão e a Sombra, de Manoel de Oliveira, e Tabu, de Miguel Gomes, vão espelhar na tela a força da produção de Portugal. / LUIZ CARLOS MERTEN

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA

Quando: De 19/ 10 a 1º/11. Onde: Central da Mostra. Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional. Quanto: R$ 15/ R$ 19 (individual) - www.mostra.org.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.