Bomba Estereo leva ao mundo calor e sensualidade da costa colombiana

Banda faz grande sucesso internacional com canções e ritmos que atualizam tradições musicais da região.

Rodrigo Pinto, BBC

05 Outubro 2012 | 05h48

A BBC Brasil apresenta, como parte da série Latam Beats, o Bomba Estereo, grupo colombiano de grande êxito internacional.

Fortemente influenciada pelas tradições musicais da costa atlântica colombiana, a banda faz o que muitos críticos chamam de "cumbia psicodélica", uma versão lisérgica do poderoso ritmo popular latino-americano.

O grupo começou a carreira em 2001, em Bogotá, como um projeto de Simón Mejía. Mas a partir do segundo álbum, os demais integrantes - Liliana, Julian e Kike - passaram a membros permanentes.

O Bomba Estereo gravou quatro discos de carreira (o mais recente, em 2011) e nos últimos anos participou de diversos festivais internacionais, como South by Southwest, Bonnaroo, Lovebox, Bumbershoot e Coachella.

O grupo também se apresentou no Brasil, em lugares como Circo Voador e Sesc Pompéia.

'A alma e o corpo'

O maior sucesso do Bomba Estereo é a incendiária "Fuego". Mas no Latam Beats eles mostram "A alma e o corpo" (El alma y el cuerpo"), que, segundo a vocalista Liliana Saumet, fala sobre pessoas "preocupadas com tudo que se passa a sua volta".

Os oito episódios da série Latam Beats têm como objetivo mostrar a nova produção musical dos países latino-americanos a uma audiência estimada em 239 milhões de pessoas em todo o planeta.

Na semana que vem, o Latam Beats exibe o trabalho do brasileiro Marcelo Camelo.

O Latam Bets foi produzido e realizado por Owain Rich, Chris West, Rhian John Hankinson, Ben Honeybone, Ant Miller, Derrick Evans, Peter Price, Steve Hillman, Tom Hannen, Tom Burchell, James Birtwistle, Rosario Gabino, Mauricio Moraes e Rodrigo Pinto. A série foi gravada nos estúdios da BBC em Londres (S6, Bush House, e Maida Vale Studio 3) e, ainda, no Lowswing Studio (Berlim) e no Estúdio YB (São Paulo). BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
also latam beats bomba estereo colombia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.