Babel

E-BOOK

Maria Fernanda Rodrigues - O Estado de S. Paulo,

10 Agosto 2012 | 20h00

Mercado começa a aquecer e Cosac se rende

A Cosac Naify, que até agora não tinha apostado no livro digital, se rende às novas tecnologias e contrata Antonio Hermida para cuidar dessa área. Ele, que deixa o cargo de gerente de produção de e-book da Simplíssimo, no Rio, e se muda para São Paulo, começou na Zahar, pioneira na edição digital. O momento é propício. Segundo Roberto Feith, diretor da Objetiva e idealizador da DLD, a distribuidora de livros digitais formada pela própria Objetiva, além de Sextante, Record, Rocco, Planeta, L&PM e, desde ontem, pela Novo Conceito, até o fim do ano o e-book terá uma participação mais efetiva no mercado de livros do Brasil. Isso porque essas e outras editoras estão assinando contrato com a Amazon - o vice-presidente da empresa está em São Paulo esta semana -, Apple, Google e Kobo. Sozinha, a Objetiva negocia com a Barnes & Noble para suas obras serem vendidas pela rede americana. O mercado, ínfimo em 2011 - segundo a última pesquisa Fipe Produção e Venda de Livros foram vendidos 5.235 e-books aqui em 2011 -, vem sendo lentamente aquecido. A Companhia das Letras, por exemplo, vendeu 9 mil e-books só no primeiro semestre de 2012.

LIVRARIA 1

Alternativa à Bienal

Houve um tempo em que era proibido dar desconto na Bienal do Livro de São Paulo, mas o visitante ganhava um vale de 10% do valor da compra para gastar em livrarias da cidade. Isso não existe mais - porém, há estandes que oferecem bons descontos. Para fazer frente a isso, desde ontem a Cultura oferece 50% de desconto e frete grátis em livros de cinco editoras; já a Fnac está dando 30% para compras no site e descontos pontuais nas lojas.

LIVRARIA 2

Descontos antes da reabertura

Durante a reforma que transformará o Espaço Unibanco em Espaço Itaú de Cinema, na Augusta, entre 20/8 e 5/9, a livraria localizada ali não vai funcionar. No próximo fim de semana, ela faz promoção de alguns títulos.

MERCADO

Editar e vender

Depois que editoras passaram a criar novas empresas para organizar melhor o catálogo e ampliar as chances de terem livros selecionados nos editais de compra do governo - a inscrição de obras é limitada -, agora é a vez de livrarias entrarem na dança. A Libris, editora infantil do grupo Livrarias Curitiba - 17 lojas na região Sul e em São Paulo -, que começou a operar no fim de 2011, faz sua estreia na Bienal do Livro.

EVENTO

Vitrine literária?

De estandes discretos a imitações do Templo do Rei Salomão, há de tudo na Bienal. Mas o que chama mesmo a atenção é o espaço da Madras, onde moças de microsshorts e top recebem os visitantes enquanto incensos são queimados e Kurt Cobain canta no telão.

FICÇÃO

Para além do mistério

Deixa Ela Entrar, livro do sueco John Ajvide Lindqvist que inspirou o filme homônimo lançado na Suécia em 2008 e depois, em 2010, o americano Deixe-me Entrar, sai no Brasil em setembro pela Globo. A obra conta a história Oskar, garoto de 12 anos que vive no subúrbio de Estocolmo e é perseguido por uma gangue de meninos da escola. Tenta superar a solidão com a ajuda da nova vizinha, uma vampira. A tradução do sueco foi feita por Marisol Santos Moreira.

NÃO FICÇÃO

Carl Schmitt em português

O Nomos da Terra no Direito das Gentes do Jus Publicum Europaeum, uma das principais obras de Carl Schmitt, teórico do Estado totalitário nacional-socialista alemão, terá sua primeira edição no Brasil. A tradução do alemão foi feita por uma equipe composta por Alexandre Guilherme Barroso de Matos Franco de Sá, Pedro Hermílio Villas Bôas Castelo Branco, Bernardo Medeiros Ferreira da Silva e José Maria Arruda de Sousa. O livro sai em outubro pela Contraponto.

INFANTIL

A vida em preto e branco

O contista Marcelo Moutinho estreia na literatura infantil com A Menina Que Perdeu as Cores. Previsto para sair em tempo do Salão Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 2013, a obra, sobre uma menina que acorda um dia vendo tudo em preto, branco e cinza, terá ilustrações da argentina Annabela Lopez e edição da carioca Pallas.

*

Por falar em cores, Flicts, de Ziraldo, vai sair na Alemanha pela Jacoby-Verlag.

 

Mais vendidos

FICÇÃO

1.CINQUENTA TONS DE CINZA

E.L. James

Intrínseca

(Última 1º/2 semanas)

2.A DANÇA DOS DRAGÕES

George

R.R. Martin

Leya Brasil

(Última -/3 semanas)

3.AGAPINHO - ÁGAPE PARA CRIANÇAS

Padre Marcelo Rossi

Globo

(Última 2º/16 semanas)

4.DIÁRIO DE UM BANANA - VOL. 6

Jeff Kinney

Vergara & Riba

(Última 4º/7 semanas)

5.O CASAMENTO

Nicholas Sparks

Arqueiro

(Última 6º/4 semanas)

6.A ESCOLHA

Nicholas Sparks

Novo Conceito

(Última 7º/12 semanas)

7.HERANÇA

Cristopher Paolini

Rocco

(Última 3º/2 semanas)

8.MANUSCRITO ENCONTRADO EM ACCRA

Paulo Coelho

Sextante

(Última 9º/2 semanas)

9. A GUERRA DOSTRONOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 5º/64 semanas)

10.O FESTIM

DOS CORVOS

George R.R. Martin

Leya Brasil

(Última 10º/25 semanas)

 

NÃO FICÇÃO

1.ENCANTADORES DE VIDAS

Eduardo Moreira

Record

(Última 1º/2 semanas)

2.UMA BREVE HISTÓRIA DO CRISTIANISMO

Geoffrey Blainey

Fundamento

(Última 3º/13 semanas)

3.PARA SEMPRE – A HISTÓRIA QUE INSPIROU O FILME

Kim e Krickitt

Carpenter

Novo Conceito

(Última 4º/20 semanas)

4.30 MINUTOS E PRONTO

Jamie Oliver

Globo

(Última 7º/10 semanas)

5.GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA

Luiz Felipe Pondé

Leya Brasil

(Última 2º/16 semanas)

 

AUTOAJUDA

1.NIETZSCHE PARA ESTRESSADOS

Allan Percy

Sextante

(Última 2º/47 semanas)

2.O MONGE E O EXECUTIVO

James C. Hunter

Sextante

(Última 3º/362 semanas)

3.TRANSFORMANDO SUOR EM OURO

Bernardinho

Sextante

(Última 6º/2 semanas)

4.ÁGAPE

Padre Marcelo

Rossi

Globo

(Última 1º/101 semanas)

5.OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

T. Harv Eker

Sextante

(Última 8º/153 semanas)

Mais conteúdo sobre:
Babel Cosac Naify

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.