1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Aos 91 anos, criador da Marvel continua a expandir seu universo

PIYA SINHA-ROY - REUTERS

19 Agosto 2014 | 12h 24

O diretor emérito da Marvel Entertainment, Stan Lee, pode estar em sua nona década de vida, mas isso não o impede de expandir seu império criativo, e ele espera captar o interesse de uma nova geração de crianças com um novo espectro de super-heróis de todas as formas e tamanhos. 

Lee, de 91 anos, criador de franquias de quadrinhos e cinema como Homem-Aranha, Os Vingadores e X-Men, está com sua atenção focada na produtora "Stan Lee Kids Universe", dedicada ao público infantil, e na edição de novas histórias para crianças em livros, programas de TV e plataformas digitais. 

O mais recente personagem a entrar nesse universo é Dex T-Rex, um dinossauro azul que gosta de criar confusões mas aprende uma séria lição quando suas ações tornam-se prejudiciais aos outros. Ele aparece no livro chamado "Dex T-Rex: The Mischievous Little Dinosaur" ("Dex T-Rex: o Pequeno Dinossauro Travesso", em tradução livre), escrito e ilustrado pela ilustradora de primeira viagem Katya Bowser, para crianças com menos de 10 anos. 

"Crianças nessa idade apreciam qualquer história com coisas interessantes acontecendo, mas você pode colocar uma moral na história, e isso é bem melhor", disse Lee durante uma sessão de autógrafos do livro em Los Angeles, no fim de semana. "Você tenta fazer isso de um jeito divertido e não de um jeito professoral."

Mais de 100 pessoas, tanto adultos como crianças, fizeram fila na livraria para ver Lee. Novos fãs foram conquistados por filmes da Marvel como "Capital América", "Thor" e, mais recentemente, "Guardiões da Galáxia", todos nos quais ele faz uma breve aparição. A Disney é dona da Marvel. 

"Por causa do sucesso desses filmes, muitas pessoas me conhecem, então se eu faço livros como este, eles estão dispostos a experimentá-lo", disse Lee. 

Muitos dos filmes da Marvel são dominados por papéis masculinos, e tanto críticos como fãs têm pressionado por mais personagens femininos no universo Marvel. Embora os livros de Lee para crianças frequentemente usem a imagem de animais, segundo ele "é claro que teremos representantes de todos os tipos diferentes" de pessoas. 

Em outubro, a Marvel apresentará uma personagem feminina como Thor, em um esforço para atrair novos leitores e ter apelo entre mulheres e garotas. 

A companhia de Lee, a POW (Purveyors of Wonder), fez uma parceria com novos artistas e ilustradores para o Universo Infantil, produzindo livros como "Monters vs. Kittens" ("Monstros versus Gatinhos"), "Hero Petz" e o "Rockstar Super Diva", que será lançado com foco em meninas.

Lee acredita que as personagens podem ser adaptadas para cinema e TV, e ele tem um projeto de animação em andamento para o próximo ano.  

"As histórias que eu sempre tentei fazer foram interessantes, provocativas e empolgantes o bastante para chamar a atenção de alguém", disse ele.