A garota que inventou o strip-tease

Recém-formada

LUIZ CARLOS MERTEN, O Estado de S.Paulo

15 Outubro 2012 | 03h11

15H55 NA GLOBO

( Post Grad). EUA, 2009. Direção de Vicky Jenson, com Alexis Bledel, Zach Gilford, Rodrigo Santoro, Michael Keaton, Jane Lynch, Carol Burnett.

Garota faz planos - formar-se na faculdade, viajar com o melhor amigo e encontrar o cara 'perfeito'. O planejamento cai por terra quando ela precisa voltar para casa e sua excêntrica família. A presença de Rodrigo Santoro é sempre uma atração, mas não espere grande coisa desta

comédia romântica. Reprise,

colorido, 89 min.

Garota Infernal

22H25 NA GLOBO

(Jennifer's Body). EUA, 2009. Direção de Karyn Kusama, com Megan Foxx, Amanda Seyfried, Johnny Simmons, Adam Brody, Sal Cortez, Ryan Levine.

Roqueiro faz pacto com o diabo, que exige o sacrifício de uma virgem. Como a escolhida é a bad girl Megan Foxx - é preciso dizer que não é virgem? -, sai tudo errado. E ela ainda é possuída por um demônio e passa a se alimentar de sangue humano. Romance à tarde, possessão à noite. A Globo dispara para todos os lados (e gostos). O título original, O Corpo de Jennifer, entrega qual atributo de Megan interessa mais ao diretor Kusama e nisso, com todo respeito, o público fecha com ele. Inédito, colorido, 102 min.

Respostas do Passado

23 H NA REDE BRASIL

(Christmas Child). EUA, 2007. Direção de Bill Ewing, com William R. Moses, Steve Curtis Chapman, Megan

Follows e Muse Watson.

Baseado no livro Christmas Cross, de Max Lucado, o diretor Ewing procura responder a questões essenciais sobre religiosidade e amor. O protagonista é um jornalista em crise no casamento e que perde o pai. Ele encontra velhos documentos, descobre que é adotado e parte em busca dos pais biológicos. As referências não animam muito, mas se você quiser arriscar... Reprise, colorido, 95 min.

Kafka

23H30 NA CULTURA

(Kafka Va Au Cinéma). Alemanha/França, 2002. Direção de Hanns Zischler.

Contemporâneo da invenção do cinema, Franz Kafka foi um dos primeiros intelectuais a perceber a força da mídia que nascia. O documentário de Hanns Zischler tenta dar conta da fascinação do autor de O Processo e A Metamorfose pela 'iluminação de um cadáver', que era, no seu ponto de vista, a presença do ser humano na tela. Reprise, colorido, 52 min.

Dom

2H25 NA GLOBO

(Dom). Brasil, 2003. Direção de Moacyr Goes, com Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido, Bruno Garcia, Thiago Farias, Luciana Braga.

Na TV e no cinema, autores como Luiz Fernando Carvalho e Paulo César Saraceni tentaram decifrar o mistério dos olhos de ressaca de Capitu em Dom Casmurro, respondendo - ambiguamente, é verdade - à pergunta se ela traiu o marido, Bentinho, na obra-prima de Machado de Assis. O enigma é transposto para a atualidade na atração da Globo. Maria Fernanda Cândido, linda, é a moderna Capitu e seu marido, Marcos Palmeira, desconfia de que ela o traiu com o amigo Bentinho, Bruno Garcia. Maria Fernanda havia estourado como estrela na televisão. Ganhou o Kikito de melhor atriz em Gramado. Foi um exagero, hoje fica mais fácil avaliar. O filme, de qualquer maneira, é o menos ruim do diretor Goes, pelo menos até que venha o seu Bonitinha mas Ordinária - pronto há dois anos e que está perdendo o centenário de Nelson Rodrigues. A estreia prometida é para o ano que vem. Reprise, colorido, 120 min.

Reação em Cadeia

3H20 NA REDE BRASIL

(Chain Reaction). EUA, 1996. Direção de Andrew Davis, com Keanu Reaves, Morgan Freeman, Rachel Weisz, Fred Ward, Brian Cox.

Keanu Reeves une-se à física Rachel Weisz para tentar provar que não é responsável por explosão em laboratório que testava novo combustível não poluente. Há dúvida se o burocrata Morgan Freeman, que se junta à dupla, está mesmo querendo ajudar. O diretor Davis prometia mais como cineasta de ação quando fez A Força em Alerta, com Steven Seagal, e O Fugitivo, com Harrison Ford. Aqui, ele começou a perder pé na realidade e ainda foi piorando - Efeito Colateral, com Arnold Schwarzenegger. Reprise, colorido, 106 min.

TV Paga

Quando o Strip-Tease Começou

18H25 NO TELECINE CULT

(The Night They Raided Minsky's). EUA, 1968. Direção de William Friedkin, com Jason Robards, Britt Ekland, Norman Wisdom. Forrest Tucker, Harry Andrews, Joseph Wiseman, Denholm Elliott, Elliott Gould.

Garota amish vai para Nova York, se integra ao teatro de variedades e, acidentalmente, inventa o strip-tease. Um dos primeiros filmes do diretor Friedkin, que seguia uma carreira errática - fez, a seguir, Os Rapazes da Banda. O filme cativa pela recriação de época, pelo clima no palco e nos bastidores e pela performance de Britt Ekland, que tem physique du rôle para o papel. Friedkin depois ganhou o Oscar com Operação França e, nos últimos anos, como diretor de ópera e cinema, forjou outra reputação. Seus filmes, agora muito mais complexos, investigam a mente humana e os aspectos sombrios e até malignos da vida em sociedade. Brit, foi bondgirl em 007 contra o Homem da Pistola de Ouro e teve affairs complicados com Peter Sellers e Rod Stewart. Reprise, coloorido, 99 min.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.