1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Spielberg bate recorde de indicações ao Oscar na categoria de melhor filme

- Atualizado: 14 Janeiro 2016 | 15h 16

'Divertida Mente' é a animação que conseguiu uma indicação de melhor roteiro original; veja outras curiosidades

 
 

Steven Spierlberg bateu o recorde de indicações obtidas por um indivíduo na categoria de melhor filme, ou seja, como produtor, com nove, informou nesta quinta-feira, 14, a Academia de Hollywood.

Spielberg foi candidato por E.T. O Extra-Terrestre (1982), A Cor Púrpura (1985), A Lista de Schindler (1993), O Resgate do Soldado Ryan (1998), Munique (2005), Cartas de Iwo Jima (2006), Cavalo de Guerra (2011) e Lincoln (2012) e na próxima edição do Oscar por Ponte dos Espiões (2015).

Nas categorias de interpretação são oito os atores candidatos pela primeira vez: Bryan Cranston, Tom Hardy, Mark Rylance, Brie Larsson, Charlotte Rampling, Jennifer Jason-Leigh, Rachel McAdams e Alicia Vikander.

Também há cinco nomes que já ganharam o Oscar: Eddie Redmayne, Christian Bale, Cate Blanchett, Jennifer Lawrence e Kate Winslet. No caso de Lawrence é, aos 25 anos, a artista mais jovem a somar quatro indicações em sua carreira.

Sylvester Stallone volta a conseguir uma indicação como ator após Rocky - O Lutador (1976). É o sexto ator na história indicado pelo mesmo papel em dois filmes diferentes.

Além disso, Roger Deakins tem o recorde de indicações para uma pessoa viva na categoria de melhor fotografia, com 13. O recorde geral é de Charles B. Lang e Leon Shamroy, com 18 cada um.

Sandy Powell é a pessoa viva com mais indicações a melhor figurino, com 12. No geral Edith Head vence, com 35.

John Williams continua sendo o rei. Hoje aumentou seu recorde de indicações total para 50 (45 delas de melhor trilha sonora) e só é superado por Walt Disney como a pessoa com o maior número de indicações na história, com 59.

Por último, Divertida Mente é o filme de animação que conseguiu uma indicação de melhor roteiro original.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX