1. Usuário
Assine o Estadão
assine
Festival de Cannes 2014

Labrador rouba os flashes no Tapete Vermelho do Festival de Cannes

Alexandria Sage - Reuters

23 Maio 2014 | 14h 49

Ator-canino do filme 'Feher Isten' venceu a Palma Canina, brincadeira com o prêmio máximo, em edição que tem cachorros até no filme de Godard

Uma mistura de labrador de nome Body ganhou a Palma Canina durante o Festival de Cannes nesta sexta-feira, 23, como parte de sua brilhante atuação segundo críticos e amantes de cachorro. Body é a estrela de Feher Isten (Deus Branco) do diretor húngaro Kornel Mundruczo, que tem outros 250 cães.

Body interpreta, ao lado de outro cão, Luc, o papel de protagonista, Hagen, que é abandonado por sua família e resgatado por um homem que decide treiná-lo para rinhas.

Na estreia do filme durante o festival, Body foi à coletiva de imprensa, caminhou pelo tapete vermelho e foi convidado a subir no palco - usando uma gravata borboleta. A Palma Canina é um prêmio que brinca com a Palma de Ouro, o principal prêmio do Festival.

"Que honra, que cão histórico!", brincou o organizador da Palma Canina Toby Rose. "Esta edição viu um grande crescimento no carisma canino", completou, citando os mascotes que atuam em Adieu au Langage, de Jean-Luc Godard, Roxy Mieville, e em Saint Laurent, de Bertrand Bonello, Moujik. Em outra aparição canica, um pastor inglês peludo aparece em Maps to the Stars, de David Cronenberg.

Mas em termos de matilhas na tela, White God é o grande vencedor. Em sua cena inicial, 250 cães reais aparecem latindo e perseguindo o protagonista, latindo e rosnando. A maioria dos cães-atores foram resgatados na vida real de abrigos e depois adotados por membros da equipe e seus amigos depois das filmagens.

Apesar de Body não estar disponível para receber o prêmio, o diretor Mundruczo aceitou a estatueta -- um osso de pelúcia -- em seu nome, dizendo que foi uma experiência "enriquecedora" trabalhar com suas estrelas caninas.

Festival de Cannes 2014