Filme baseado em livro de Rushdie será lançado na Índia

O filme baseado no romance "Filhos da Meia-Noite", de Salman Rushdie, está previsto para ser exibido na Índia, anunciou o distribuidor da obra, um mês após o diretor do longa ter expressado temores de que "políticos inseguros" pudessem impedir a exibição.

SHIL, Reuters

09 Outubro 2012 | 14h24

O filme, que narra a história de uma família indiana que passa por acontecimentos tumultuados do passado recente da Índia, incluindo a partição em 1947 e o estado de emergência nos anos 1970, conta com uma narração de Rushdie.

O autor britânico nascido na Índia, que ganhou o cobiçado Prêmio Booker por "Filhos da Meia-Noite", em 1981, foi forçado a cancelar uma visita a um festival de literatura na Índia no início deste ano após ameaças de morte contra ele.

O romance de Rushdie de 1988 "Os Versos Satânicos", que muitos muçulmanos consideraram blasfêmia, é proibido na Índia, e sua descrição de questões sensíveis como o papel da ex-primeira-ministra Indira Gandhi durante o estado de emergência em "Filhos da Meia-Noite" tinha lançado uma dúvida sobre a exibição do filme no país.

O diretor Deepa Mehta escolheu filmar no Sri Lanka, em vez da Índia, depois que sua produção anterior no país foi atingida por protestos de grupos de direita hindus.

Mas a PVR Pictures, empresa de distribuição que adquiriu o filme na Índia, não espera quaisquer problemas.

"Nós não estamos (esperando qualquer problema). Nós não achamos que o filme é controverso", afirmou Kamal Gianchandani, presidente da PVR, à Reuters, acrescentando que o filme deve ser lançado na Índia em dezembro.

(Reportagem de Shilpa Jamkhandikar)

Mais conteúdo sobre:
FILME FILHOSMEIANOITE INDIA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.