Divulgação
Divulgação

Festival Internacional de Filmes de Esporte vai exibir 30 produções no RJ

Programação inclui também apresentação de reportagens especiais e painéis de debate

Estadão.com.br,

23 Outubro 2012 | 16h34

De 25 a 28 de outubro acontece, no Rio de Janeiro, o primeiro Festival Internacional de Filmes de Esporte (FIFE), em diferentes pontos da cidade. Ao todo, serão exibidos 30 filmes de longa e curta-metragem, tanto na mostra competitiva quanto nas sessões especiais. A programação também inclui a apresentação de reportagens especiais em vídeo e painéis de debate sobre a relação do esporte com o audiovisual.

Na categoria longa-metragem da mostra competitiva, serão mostrados oito filmes inéditos: Dalua Downhill (Brasil), La Ligne Droite (França), La Yuma (co-produção entre México, Espanha e Nicarágua), Les Arbitres (França), Mammas Comeback (Suécia), Marathon Boy (Índia/Inglaterra), Otelo Burning (África do Sul) e Salam Rugby (Irã/Nova Zelândia). Também serão exibidos sete curtas. Em cada categoria haverá um vencedor, e os 15 filmes juntos concorrem também ao prêmio por voto popular.

Além da competição, a mostra Destaques FIFE vai contar com cinco produções selecionadas pela curadoria do festival. Outros cinco filmes - brasileiros - serão apresentados na mostra Porta Curtas apresentará cinco filmes brasileiros. Na sessão Retratos, na qual serão mostradas produções antigas sobre personalidades do esporte, o destaque é a cópia inédita em 35 mm do documentário Garrincha, a Alegria do Povo (1963), de Joaquim Pedro de Andrade, recém-restaurada.

Na Mostra Globo Rio, apresentadores e repórteres da emissora vão falar sobre suas matérias especiais. E há ainda os dois painéis de debate, que acontecem nos dias 25 e 26 de outubro, que discutirão "Fomento e produção de audiovisuais com temática esportiva" e "Brasil 2014 e Rio 2016: A preparação da mídia e as novas tecnologias", respectivamente.

O festival é aberto ao público. A programação completa e os locais de exibição estão no site: http://www.fife.com.br/

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.