PUBLICIDADE

Fã funda sociedade para discutir "Senhor dos Anéis"

Por Agencia Estado
Atualização:

Ao assistir aos 26 minutos da superprodução O Senhor dos Anéis, numa espécie de première realizada em julho e concedida a um grupo seleto de privilegiados, o empresário Daniel Cossi, de 27 anos, admite ter chorado de emoção. Diante de seus olhos, viu as histórias fantásticas de J.R.R. Tolkien ganharem vida e os personagens se tornarem de carne e osso. Histórias essas que Daniel conheceu aos 12 anos de idade, apresentadas a ele pelo pai, e que o fascinam até os dias de hoje. Sua devoção à obra de Tolkien foi desencadeada com o livro infanto-juvenil Hobbit e se fortaleceu ao longo da trilogia O Senhor dos Anéis. Para ele, o escritor Tolkien atrai legiões de fãs por cultivar uma estrutura simples e eficiente de escrever. "Ele traz muitos elementos biográficos às histórias: suas perdas, suas experiências de vida", analisa o empresário. Em 1999, Daniel extrapolou a posição passiva de leitor (voraz) e decidiu organizar a Sociedade de Tolkien Brasileira (STB), com sede em Jundiaí, interior de São Paulo, atualmente com cerca de 1.300 associados. "Durante 4 ou 5 anos, eu participei de salas de discussão sobre Tolkien e percebi que os debates no Brasil sobre o assunto envolviam temas fúteis", constatou ele, que edita o Guia Tolkiendo Sobresites.com.br, no qual relaciona os melhores sites sobre Tolkien do Brasil e mundiais. Certo dia, ele teve uma idéia: criar um site e fundar uma sociedade de Tolkien, para difundir a obra do escritor de maneira séria e "policiar" o que é veiculado sobre o assunto. Na época, Daniel Cossi era há três anos diretor-executivo da Global Network Consultoring, empresa especializada em assessoria e consultoria em tecnologia, engenharia de padronização, sistemas empresariais, entre outras atribuições. Não demorou muito, a STB foi incorporada à empresa para, de acordo com o fundador, dar "legalidade" à entidade. Dessa forma, a sociedade está longe de ser uma mera justificativa para aficionados por O Senhor dos Anéis se reunirem, vestirem as roupas dos personagens e debaterem sobre temas relacionados à obra. Unindo o útil ao agradável, a empresa passou a prestar uma espécie de consultoria aos assuntos do universo Tolkien. "Nós nos responsabilizamos pelo produto da empresa: conceito, desenho, arte final, marketing, veiculação", enumera o irmão de Daniel, Dennis Cossi, de 21 anos, diretor de Marketing da Global. Com a aproximação do lançamento do tão esperado filme O Senhor dos Anéis, a empresa passou a ter trabalho redobrado. A primeira parceria exclusiva foi fechada com a Editora Martins Fontes, para a divulgação dos livros sobre a epopéia de Frodo no site oficial da STB. Recentemente, a editora lançou uma edição comemorativa reunindo as três fases de O Senhor dos Anéis, com capa dura, bordas das páginas folheadas a ouro e tiragem limitada de 10 mil exemplares. Dois deles serão sorteados pela homepage da sociedade no dia 18. "A Solymar, licenciadora brasileira de produtos do filme, nos procurou também para obter mais informações sobre o filme", afirma Dennis. A empresa organizou dois eventos do lançamento da superprodução, para jornalistas e futuros investidores. Mantém parcerias exclusivas também para desenvolver três jogos (e dois em projeto), 350 card games de RPG, outras 25 edições especiais de card games, balas e chicletes, acompanhados de cards ou figurinhas. A STB detém os direitos exclusivos para expor e vender em seu site as obras dos irmãos Hildebrandt, que encontram inspiração na obra de Tolkien para pintar seus quadros. Além de abrigar e ser encarregado pela tradução em português de web sites de atores como Christopher Lee, Ian McKellen, entre outros. A atuação da irmandade se estende para a área social, uma vez que seus integrantes realizam trabalhos em escolas de ensino fundamental e médio e idealizaram um projeto dos livros de Tolkien, quase finalizado, em braile. Existem cerca de 12 sociedades de Tolkien espalhadas pelo mundo, incluindo Argentina, Inglaterra e Brasil. No País, a sociedade permite a abertura de condados, sedes regionais da STB. Atualmente, analisa 33 pedidos de abertura de condados por todo o País, mas só seis foram aprovados: Ribeirão Preto, São Paulo, Campinas, Jundiaí, Brasília e Rio. "Como ela vai usar a nome da STB, a pessoa que quer abrir o condado em sua cidade precisa ser maior de idade, brasileira, ter um local para sede, ter alguém com acesso para a Internet e que consiga criar um site", explica Daniel Cossi. Segundo ele, essa homepage representará seu condado e poderá "hospedar" a página do site da STB (braziliantolkiensociety.com.br). "No começo, tínhamos uma média de 10 mil visitas mensais; hoje, são 1 milhão e 200 mil acessos", revela Cossi. Numa rápida pesquisa nos sites de busca, com as palavras-chave "The Lord of The Rings", surgem mais de 9.500 páginas sobre o tema. Dentre eles, sites oficiais, como www.lordoftherings.net, e páginas criadas por fãs.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.