PUBLICIDADE

Cinema carimba 'AVISADO' em ingresso para 'Praia do Futuro' e cria polêmica nas redes sociais

Em comunicado oficial, a rede Cinépolis rebateu as informações de que estaria usando o carimbo como alerta de que o filme contém cenas de sexo homossexual

Por Flavia Guerra
Atualização:

Após polêmica iniciada com a afirmação de um frequentador de que estaria alertando os frequentadores sobre as cenas de sexo homossexual de Praia do Futuro, arede de cinemas Cinépolis do Brasil declarou, em comunicado oficial, que a "a utilização do carimbo 'AVISADO', faz parte da política da Cinépolis para notificar o usuário, da obrigação de apresentação da carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada em suas sessões." 

PUBLICIDADE

A declaração veio após polêmica iniciada na internet, quando oadministrador de empresas Iarlley Araujo publicou em seu perfil no Facebook e no Twitter uma foto em que o ingresso para a sessão do filme no Cinépolis de João Pessoa, na Paraíba, continha o carimbo 'Avisado'. 

De acordo com o post, o funcionário da bilheteria teria perguntado a Iarlley: "Senhor, tem certeza de que deseja ver esse filme?" "Eu disse; 'sem problemas'. Então recebi meu ingresso com esse carimbo de 'AVISADO'. Na hora fiquei surpreso e com um misto de dúvidas... Uma das é: Isso é para os desavisados e preconceituosos, não pedir o dinheiro de volta?", escreveu Iarlley. "Com relação ao filme, ele é sensível, romântico, dramático e questionante!", completou.

 

 

Sobre o fato, o Diretor de Marketing e Programação da Cinépolis do Brasil, afirmou: "O evento ocorrido pontualmente não reflete, em nenhum momento, a cultura e valores da Cinépolis Brasil e de seus complexos e não tem o objetivo de notificar o espectador sobre o conteúdo e cenas contidas nos filmes. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas."

Já a produção do filme, em sua página oficial do Facebook, publicou a seguinte foto:

 

Sobre a questão, o diretor Karim Aïnouz declarou em um comunicado à imprensa: "Estamos felizes com o apoio e a reação anti-homofobia vinda de todos os lados da sociedade - da imprensa, do público através das redes sociais, das redes de cinema exibidoras etc. - a manifestações pontuais mais conservadoras acerca de cenas de Praia do Futuro."

"O propósito do filme não é o debate sobre o preconceito e sim contar uma história particular. Praia do Futuro teve grande reconhecimento nacional e internacional, da crítica especializada e do público que compareceu aos cinemas no fim de semana do lançamento", acrescentou Aïnouz.

Publicidade

"Nosso compromisso democrático é fazer o filme ser ofertado para o máximo de pessoas possível e permitir que o público possa fazer sua escolha livremente. O Ministério da Justiça avaliou o conteúdo e o indicou como apropriado para maiores de 14 anos. Esperamos, a partir desse momento, fazer avançar o debate sobre a homofobia e promover mais tolerância e respeito às diferenças. Homofobia não é a nossa praia. A nossa praia é do futuro", completou o diretor.

Estrelado por Wagnar Moura, Praia do Futubo conta a história do salva-vidas Donato que, após se apaixonar pelo alemão Konrad (Clemens Schick), muda-se para a Alemanha, deixando para trás seu irmão Ayrton (Jesuíta Barbosa). Oito anos depois, Ayrton vai em busca do irmão em Berlim. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.