1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Chicago é escolhida para sediar museu de George Lucas

REUTERS

24 Junho 2014 | 20h 15

A cidade de Chicago foi escolhida pelo cineasta George Lucas, realizador da saga "Star Wars", como sede do seu “museu para contar histórias”, que exibirá a coleção de pinturas, ilustrações e arte digital do diretor, disseram Lucas e o prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, nesta terça-feira.

Chicago derrotou San Francisco e Los Angeles na disputa para abrigar o Museu Lucas de Arte Narrativa (LMNA, na sigla em inglês), que apresentará a história e a evolução das imagens visuais.

“Estamos honrados com a parceria com a cidade de Chicago e os muitos grupos culturais, educacionais e comunitários que ofereceram ideias sobre maneiras de o LMNA acrescentar algo ao seu trabalho vibrante”, declarou Lucas em um comunicado.

O conselho do museu irá votar na quarta-feira para aprovar Chicago como sede das suas instalações. A princípio, Lucas pretendia sediar o museu em San Francisco, mas a proposta foi rejeitada devido a um problema envolvendo o terreno em vista.

"Escolher Chicago é a decisão certa para o museu, mas uma decisão difícil para mim por causa de minhas fortes raízes pessoais e profissionais em San Francisco”, disse Lucas, cuja mulher, Mellody Hobson, é de Chicago.

O museu afirmou ter selecionado um local perto do estádio Soldier Field pela facilidade de acesso com o transporte público, assim como sua localização central.

O projeto arquitetônico será submetido à cidade no segundo semestre, informou o museu.

(Reportagem de David Bailey, em Minneapolis; e de Eric Kelsey, em Los Angeles)