1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

CCBB promove mostra completa dos irmãos Dardenne

- Atualizado: 16 Fevereiro 2016 | 03h 00

Cineastas já ganharam duas Palmas de Ouro

Se existe um título que defina o espírito de uma mostra, é esse Cinema Humanista – Irmãos Dardenne, que o CCBB inicia a partir de quarta, 17. De fato, os irmãos belga Luc e Jean-Pierre Dardenne fazem filmes que têm o ser humano como ponto central e preocupação dominante. Em vez de futilidades, ou efeitos especiais, ou aventuras inócuas, os Dardenne elegem como temas o desemprego, desníveis sociais, o aborto, a infância em famílias disfuncionais. Coisas assim. São artistas que acreditam nas causas sociais e na função social da arte, por démodé que isso pareça. E o fazem sem descuidar da linguagem cinematográfica, forjando um estilo bem pessoal, naturalista, seco, despojado, câmera próxima dos personagens.

Foi assim que fizeram sucesso com Rosetta e A Criança (Palmas de Ouro em Cannes) e os também premiados O Filho, O Silêncio de Lorna, O Garoto de Bicicleta e Dois Dias Uma Noite, filme que rendeu à atriz francesa Marion Cotillard nada menos que oito troféus de melhor interpretação.

A mostra, sob curadoria da cineasta Caru Alves de Souza (diretora de De Menor), traz esses filmes famosos e muitos outros mais. Promete uma retrospectiva completa da obra dos irmãos, 22 filmes, incluindo ficção e documentários de início de carreira. Será oportunidade única para o público seguir a trajetória completa de uma das carreiras mais coerentes e consistentes do cinema atual.

Os irmãos e diretores belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, em foto de fevereiro de 2015

Os irmãos e diretores belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, em foto de fevereiro de 2015

Assim, o espectador poderá conferir filmes raros no Brasil como Lições de uma Universidade Voadora (sobre a vida dos exilados), Quando o Barco de Léon M. Desceu o Rio Meuse pela Primeira Vez (memórias de uma greve), Para Dar fim à Guerra os Muros Precisam Cair (a respeito de um jornal clandestino escrito por operários), R...Sem Resposta (sobre rádios livres).

Também será abordada a faceta de produtores dos irmãos. Entre outros, produziram filmes como À Procura de Eric, do britânico Ken Loach, e Além das Montanhas, do romeno Cristian Mungiu. Além de escrever e filmar seus próprios projetos, os Dardenne, como produtores, construíram uma fina rede de afinidades políticas eletivas.

IRMÃOS DARDENNE CCBB.

Rua Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651, metrô São Bento. R$ 4. De 17/2 a 7/3. Abertura na quarta, às 17h30. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX