1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

'Carol' lidera, mas o favorito é 'Mad Max' no Globo de Ouro

- Atualizado: 10 Janeiro 2016 | 07h 00

Longa de Todd Haynes está com cinco indicações, mas ação de George Miller é o preferido do público

Foi-se o tempo em que o Globo de Ouro era indicador seguro do Oscar. Hoje, é preciso estar atento aos prêmios dos sindicatos para arriscar as previsões. O Producers Guild ignorou um dos favoritos dos correspondentes estrangeiros – Carol – e o próprio diretor Todd Haynes, numa entrevista por telefone, recusou-se a fazer ‘a escolha de Sofia’. Cate Blanchett e Rooney Mara foram indicadas na categoria melhor atriz de drama. Rooney já ganhou o prêmio de interpretação em Cannes e é a preferida do repórter. Haynes, compreensivelmente, isenta-se.

O Globo de Ouro divide-se entre cinema e televisão e, quanto ao primeiro, também entrega troféus diferenciados para ‘drama’ e ‘comédia’ (ou musical) em categorias como filme, ator e atriz etc. Só o prêmio de direção é conjunto para as duas. Carol lidera os dramas com cinco indicações e tem classe. Um dos filmes em segundo, com quatro indicações, venceu o prêmio da Associação de Críticos dos EUA. Spotlight, de Tom McCarthy. Alejandro González-Iñárritu venceu no ano passado com Birdman e concorre de novo, em quatro categorias, com O Regresso, que é melhor. Se os correspondentes fizerem a coisa certa, vence o favorito do público, e do repórter, Mad Max – Estrada da Fúria. Seria (será?) uma vitória contra o preconceito. Ação rende na bilheteria, mas, em geral, não ganha prêmio.

Trio. Cate, Rooney e Haynes
Trio. Cate, Rooney e Haynes

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX