AP
AP

Benedict Cumberbatch fala sobre guinada da Marvel em 'Doutor Estranho'

Primeiro papel principal do ator de 40 anos, que conquistou um séquito fiel graças à série 'Sherlock'; veja trailer do filme

Reuters

25 Outubro 2016 | 16h48

Doutor Estranho, o super-herói mais recente a dominar as telas de cinema, está levando o universo da Marvel, do estúdio Walt Disney, em uma direção nada convencional, disse seu intérprete, Benedict Cumberbatch, na segunda-feira, 24.

Cumberbatch vive o cirurgião Stephen Strange, que comanda poderes mágicos místicos extraídos de culturas orientais. O ator disse que o novo filme segue intencionalmente um caminho diferente de outros super-heróis cinematográficos da Marvel, como "Homem de Ferro", "Capitão América" e "Homem Formiga", cujo poder deriva da tecnologia.

"Foi uma verdadeira guinada no universo dos quadrinhos, que dirá no cinematográfico", disse Cumberbatch à Reuters a respeito dos gibis "Doutor Estranho" dos anos 1960 durante a estreia da produção em Londres.

"Era muito sombrio, intrigante, psicodélico e sobrenatural, e tentar replicar isso no cinema moderno é um dos grandes desafios", acrescentou.

"Doutor Estranho", que será lançado mundialmente em 4 de novembro, acompanha Strange, um cirurgião arrogante e brilhante – bem parecido com o Tony Stark, de "Homem de Ferro" –  cuja vida glamorosa em Nova York desmorona quando um acidente de carro o priva do uso das mãos.

O desespero de Strange para recuperar suas principais ferramentas o leva ao Nepal, onde ele conhece a Anciã (Tilda Swinton) e descobre como comandar forças místicas para se curar e lutar no momento em que o mundo enfrenta ameaças de um ser de outro mundo.

"O filme brinca com muitas coisas novas, como universos paralelos e ideias filosóficas, de certa forma, e trabalha em um nível mais profundo... o metafísico é simplesmente um mundo todo novo que se abriu para a Marvel", disse a co-protagonista Rachel McAdams.

As resenhas iniciais de "Doutor Estranho" foram positivas, e os críticos elogiaram a trama, o visual e as atuações.

"Realmente dá a sensação de um capítulo novo para a Marvel, e com certeza é uma nova direção para mim, gostei de interpretar este personagem, então, se as pessoas estão gostando, fizemos alguma coisa certo", disse Cumberbatch.

Doutor Estranho é o primeiro papel principal de grande destaque do ator de 40 anos, que conquistou um séquito fiel graças a seu protagonismo na série "Sherlock", da rede BBC, e à sua interpretação no filme "O Jogo da Imitação", de 2014, que lhe rendeu una indicação ao Oscar.

Cumberbatch e sua esposa, Sophie Hunter, anunciaram na semana passada que estão esperando o segundo filho, e o ator disse estar "nas nuvens".

(Por Francis Maguire para a Reuters TV em Londres)

Mais conteúdo sobre:
Marvel Tilda Swinton BBC Cinema

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.