1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Alejandro González Iñárritu entra para a história se vencer segundo Oscar seguido

- Atualizado: 29 Fevereiro 2016 | 11h 05

Cineasta mexicano iguala marca só conquistada por John Ford e Joseph Mankiewicz

Alejandro González Iñárritu ganhou o Oscar 2015 pelo filme 'Birdman'
Alejandro González Iñárritu ganhou o Oscar 2015 pelo filme 'Birdman'

LOS ANGELES - Os mexicanos Alejandro González Iñárritu e Emmanuel Lubezki podem cravar novos recordes se venceram suas disputas no Oscar da noite deste domingo, 28, em Los Angeles.

Concorrendo como diretor de O Regresso, Iñárritu se tornará o terceiro cineasta da história do Oscar a vencer duas vezes seguidas na categoria - no ano passado, ele levou a estatueta por Birdman. Apenas John Ford (por Vinhas da Ira, 1941, e Como Era Verde Meu Vale, 1942) e Joseph Mankiewicz (com Quem É o Infiel?, de 1950, e A Malvada, de 1951) conquistaram tal façanha.

E, se Iñarritu ser eleito o melhor diretor do ano, será o terceiro ano seguido que a estatueta vai para um cineasta mexicano - além da vitória do próprio Iñárritu por Birdman no ano passado, Alfons Cuarón venceu por Gravidade, como o melhor de 2013.

Já o diretor de fotografia Emmanuel Lubezki pode entrar para o exclusivo grupo dos vencedores em três vezes consecutivas na mesma categoria, pois ele já tem os prêmios por Birdman e Gravidade.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX