1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

'50 Tons' e 'Quarteto Fantástico' são os piores filmes do ano

- Atualizado: 28 Fevereiro 2016 | 16h 45

Longas empatam no Framboesa de Ouro, tradicional premiação que acontece na noite anterior ao Oscar

LOS ANGELES - Uma cerimônia mais curta e não só branca. Foi com uma brincadeira desse naipe que aconteceu a 36ª edição do Framboesa de Ouro, na noite de sábado, 27, no Palace Theatre, localizado no centro de Los Angeles. Dedicado aos piores do cinema, o Razzie, como é chamado em inglês, focou seu desprezo em "50 Tons de Cinza", que foi o pior em cinco das seis categorias em que concorria, inclusive a de pior filme (empatado com "O Quarteto Fantástico").

'50 Tons' e 'Quarteto Fantástico' são os piores filmes do ano
Reprodução
'50 Tons' e 'Quarteto Fantástico' são os piores filmes do ano

A disputa foi acirrada durante a votação do Framboesa de Ourto, 'prêmio' que escolhe o que de pior aconteceu ao cinema, em uma espécie de antagonista do Oscar. "50 Tons de Cinza" e a bizarra refilmagem de "Quarteto Fantástico" dividiram as honras de ser o Pior Filme. Sim, a coisa estava tão feia que o júri optou pelo empate entre as duas produçoes. Leia mais

Em todos os aspectos, o Framboesa busca ser uma paródia do Oscar. A começar por um número musical que abre a cerimônia, em homenagem aos filmes indicados. Mas, ao contrário do luxo e da perfeição da festa da estatueta dourada, o Razzie mais se parece com uma grande revista musical inspirada na publicação Mad, a julgar pela caricatura exagerada de astros e filmes.

Filme inspirado na trilogia de mesmo nome, '50 Tons' foi o pior do cinema em várias categorias

Filme inspirado na trilogia de mesmo nome, '50 Tons' foi o pior do cinema em várias categorias

Como nenhum dos atores compareceu para receber o troféu, o que é habitual, era exibido um vídeo em que um repórter simulava entregar o prêmio ao selecionado. E, também como acontece no Oscar, a cerimônia do Framboesa é interrompida para a projeção de nomes e fotos de artistas que morreram no último ano - no caso, de profissionais que foram premiados como piores em um determinado momento da carreira, como o diretor Wes Craven, especializado em terror.

Sem o mesmo cuidado do rival em evitar assuntos delicados, o Razzie teve um sósia do presidente Obama entregando um prêmio (a imitação da forma de falar, aliás, foi perfeita) e as últimas categorias contou com uma paródia do pré-candidato republicano Donald Trump, que disparou ofensas contra imigrantes, especialmente os mexicanos.

Criado pelo publicitário John Wilson em 1981 - a primeira cerimônia aconteceu em sua sala -, o Framboesa oferece uma estatueta que não chega a custar US$ 5. A fruta é usada no sentido da expressão "blowing a raspberry", que é simular o som de flatulência com a boca. Neste ano, contou com o voto de 943 eleitores, espalhados por 48 Estados americanos e 20 países.

Veja a lista dos premiados como piores de 2015:

Pior filme: empate entre 50 Tons de Cinza e Quarteto Fantástico

Pior ator: Jamie Dornan (50 Tons de Cinza)

Pior atriz: Dakota Johnson (50 Tons de Cinza)

Pior ator coadjuvante: Eddie Redmayne (O Destino de Júpiter)

Pior atriz coadjuvante: Kaley Cuoco-Sweeting (pela dublagem de Alvin e os Esquilos 4 e pelo filme Padrinhos Ltda.)

Pior remake: Quarteto Fantástico

Pior combo: Jamie Dornan e Dakota Johnson, pela interpretação em 50 Tons de Cinza

Pior diretor: Josh Trank, por Quarteto Fantástico

Pior roteiro: 50 Tons de Cinza

Prêmio redentor: Sylvester Stalone (Creed)

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX