Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Cultura

Cultura » Quadro perdido de Rembrandt é recuperado e será exibido na Holanda

Artes

AP Photo|Mike Corder

Cultura

Rembrandt

Quadro perdido de Rembrandt é recuperado e será exibido na Holanda

A pintura pertencia a um indivíduo nos EUA que não fazia ideia que a obra havia sido pintada por um dos maiores artistas do século dourado holandês

0

AFP

10 Março 2016 | 12h06

Uma pintura do mestre holandês Rembrandt, supostamente perdida, foi encontrada e será exibida na prestigiosa feira internacional de arte e antiguidades, a TEFAF de Maastricht (sudeste da Holanda), noticiaram nesta quarta-feira, 9, meios de comunicação holandeses.

Le patient évanoui (L'odorat) ('O paciente inconsciente - O odor', em tradução literal), uma tela de 21,6 por 17,8 cm, foi pintada por Rembrandt (1606-1669) quando ele tinha apenas 18 ou 19 anos, segundo o jornal NRC.

A galeria parisiense Talabardon & Gautier havia comprado a pintura em um leilão nos Estados Unidos em 2015. A pintura pertencia anteriormente a um indivíduo do estado de Nova Jersey, que não fazia ideia que a obra havia sido pintada por um dos maiores pintores do século dourado holandês.

A galeria solicitou uma análise depois de comprar a pintura por cerca de US$ 1 milhão, de acordo com o jornal.

L'odorat faz parte de uma série de cinco pinturas que descrevem os cinco sentidos. Nela vemos um médico e um assistente que tentam trazer um paciente a consciência, fazendo-o sentir o cheiro um lenço embebido em amoníaco.

A pintura já foi comprada pela The Leiden Collection, uma coleção privada de Nova York, que tem duas outras pinturas da série, Les trois musiciens (l'ouïe) ("Os três músicos", audição) e L'opération (Le toucher) ("A operação, tato").

Le vendeur de lunettes (La vue) ("O vendedor de óculos, visão") é propriedade de um museu holandês, de acordo com a televisão pública holandesa NOS, enquanto que a tela do Goût ("Gosto") nunca foi encontrada.

O paciente inconsciente será exibido no famoso TEFAF (The European Fine Art Foundation), a ser realizado de 11 a 20 de março.

A assinatura do jovem Rembrandt foi notada nesta tela: "RHF", a abreviação de "Rembrandt Harmenz fecit" (Rembrandt Harmenz fez isso).

Mais conteúdo sobre:

Comentários