1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Quadro perdido de Rembrandt é recuperado e será exibido na Holanda

- Atualizado: 10 Março 2016 | 12h 06

A pintura pertencia a um indivíduo nos EUA que não fazia ideia que a obra havia sido pintada por um dos maiores artistas do século dourado holandês

Uma pintura do mestre holandês Rembrandt, supostamente perdida, foi encontrada e será exibida na prestigiosa feira internacional de arte e antiguidades, a TEFAF de Maastricht (sudeste da Holanda), noticiaram nesta quarta-feira, 9, meios de comunicação holandeses.

Le patient évanoui (L'odorat) ('O paciente inconsciente - O odor', em tradução literal), uma tela de 21,6 por 17,8 cm, foi pintada por Rembrandt (1606-1669) quando ele tinha apenas 18 ou 19 anos, segundo o jornal NRC.

A galeria parisiense Talabardon & Gautier havia comprado a pintura em um leilão nos Estados Unidos em 2015. A pintura pertencia anteriormente a um indivíduo do estado de Nova Jersey, que não fazia ideia que a obra havia sido pintada por um dos maiores pintores do século dourado holandês.

Pintura perdida de Rembrandt será exibida na Holanda
Pintura perdida de Rembrandt será exibida na Holanda
A galeria solicitou uma análise depois de comprar a pintura por cerca de US$ 1 milhão, de acordo com o jornal.

L'odorat faz parte de uma série de cinco pinturas que descrevem os cinco sentidos. Nela vemos um médico e um assistente que tentam trazer um paciente a consciência, fazendo-o sentir o cheiro um lenço embebido em amoníaco.

A pintura já foi comprada pela The Leiden Collection, uma coleção privada de Nova York, que tem duas outras pinturas da série, Les trois musiciens (l'ouïe) ("Os três músicos", audição) e L'opération (Le toucher) ("A operação, tato").

Le vendeur de lunettes (La vue) ("O vendedor de óculos, visão") é propriedade de um museu holandês, de acordo com a televisão pública holandesa NOS, enquanto que a tela do Goût ("Gosto") nunca foi encontrada.

O paciente inconsciente será exibido no famoso TEFAF (The European Fine Art Foundation), a ser realizado de 11 a 20 de março.

A assinatura do jovem Rembrandt foi notada nesta tela: "RHF", a abreviação de "Rembrandt Harmenz fecit" (Rembrandt Harmenz fez isso).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em CulturaX