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Exposição aborda arquitetura das casas de vidro

Mostra no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi reúne projetos modernos que revolucionaram a construção

Por Maria Rita Alonso
Atualização:

Não existia praticamente nada no Morumbi, quando a arquiteta Lina Bo Bardi e seu marido Pietro Maria Bardi decidiram morar ali. A casa, erguida em um terreno de 7.200 m² parecia flutuar sobre pilares delicados, valorizando uma imponente fachada de vidro.

A utilização intensiva do material na construção é o tema da exposição Casas de Vidro – História e Preservação, que compara a casa desenhada por Lina, no final dos anos 1940, com outros três projetos modernistas emblemáticos, todos construídos na mesma época.

Farnsworth House. Com assinatura do arquiteto Mies van der Rohe, em Illinois Foto: Farnsworth House

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Em 1949, o norte-americano Philip Johnson, inaugurava sua Glass House, em Connecticut, Estados Unidos. Dois anos depois, Mies van der Rohe projetou a Casa Farnsworth, em Illinois, nos Estados Unidos. Enquanto Ray Eames, outro ícone da arquitetura moderna, terminava sua residência no mesmo estilo, apresentada com detalhes estéticos voltados para a funcionalidade da habitação. “A mostra traz maquetes, imagens, e estudos dos arquitetos, levantando as semelhanças e mostrando o papel precursor que tiveram”, diz Sol Camacho, que assina a curadoria da exposição ao lado de Renato Anelli. “Com exceção de Mies van der Rohe, os arquitetos construíram suas casas como experimentos e acabaram vivendo nelas pelo resto da vida.”

Residência do casal Bardi por 40 anos, a Casa de Vidro tornou-se um marco arquitetônico da cidade, representando o início de uma revolução baseada na transparência dos grandes panos de vidro e na rigidez das estruturas de aço e concreto. “Lina adorava a sensação de proximidade com a natureza e costumava reunir amigos ligado à cultura e às artes em sua casa”, diz Waldick Jatobá, diretor-presidente do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Paralelamente, haverá uma mesa de debates, na quarta-feira, 11, no auditório do Masp, com a presença dos diretores e curadores das quatro casas.

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