Reprodução
Reprodução

Cidade do México recebe exposição sobre Caravaggio

Última exposição do artista italiano no país ocorreu há 42 anos

ANSA

05 Fevereiro 2018 | 17h26

A obra-prima do pintor italiano Michelangelo Caravaggio Buona Ventura será o grande destaque de uma exposição que começa no dia 22 no Museu Nacional de Arte (Munal), na Cidade do México.

O quadro veio diretamente do acervo do Museus Capitolinos de Roma, 42 anos após a última exposição de obras de Caravaggio no México.

Nesse ano, o Museu Nacional terá uma novidade: a pintura poderá ser observada em 4D pelos visitantes. ''Uma das grandes virtudes do Caravaggio é que ele alcança uma proximidade extraordinária'' com o espectador, disse Sara Baz, diretora do Museu Nacional.

A exposição ainda contará com outras pinturas de coleções do Instituto Nacional de Belas Artes, e algumas pertencentes ao próprio museu. A obra chamada Buona Ventura teve uma forte influência no continente americano, por ser uma pintura costumbrista (uma interpretação literária da vida cotidiana) que seria imitada no México e em outros países latino-americanos sob o domínio da Espanha com imagens que refletem tipos populares e ''pintura de castas''.

+ Restos de Caravaggio teriam sido achados

A expectativa dos organizadores é repetir ou ultrapassar os 185 mil visitantes da última exposição do artista nessa nova mostra no México, aberta até 20 de maio.

Mais conteúdo sobre:
Caravaggio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.