PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Que vergonha, senhores!

O fechamento da exposição "Queermuseu - cartografias da diferença na arte brasileira" no Santander Cultural na capital gaúcha, é um dos raros casos no mundo da arte, em que todos - sem exceção - pisaram na bola.

Por Sheila Leirner
Atualização:

"O tato é a imaginação do que os outros podem sentir. O fato de ele nascer da imaginação explica porque é tão raro." Charles Dantzig

PUBLICIDADE

Todos pisaram na bola. A começar pelo curador Gaudêncio Fidelis que por ingenuidade, provocação, irresponsabilidade, falta de tato ou - como escrevi no meu post "O que é um curador?" - por se sentir mais real do que o rei, mais artista do que os artistas, exagerou em suas "obsessões, temas preferidos, subjetividade individual, possivelmente também integrando ao trabalho - como fazem outros curadores - a sua experiência pessoal". Isso, porém, de maneira centrada, egoísta, arrogante e desrespeitosa. Como se o público, com as suas diferentes sensibilidades, muitas vezes com os seus às vezes inevitáveis e perfeitamente compreensíveis limites, não existisse.

Por mais pessoal que ela seja, uma exposição não é feita para si. Ela é destinada, antes de tudo, a um público de diferentes faixas etárias e sociais. Em qualquer exposição do mundo, em Paris, Nova York, Tóquio ou Berlim, as obras inadequadas a crianças ou que podem ferir o sentimento de certos adultos, são isoladas com um aviso. O público fica livre para escolher visitar estes "espaços reservados" ou não. Isto se chama "classificação indicativa".

Na exposição de Jeff Koons, no Centro Pompidou em Paris, por exemplo, o curador teve este cuidado ao mostrar a série pornográfica do artista com a ex-atriz Cicciolina. Quando o público, depois de ler a comunicação, escolhe por sua própria vontade transpor as barreiras para ver algo que sabe que vai revoltá-lo, já não pode reclamar porque a escolha foi dele. É por esta razão que jamais se viu uma "exposição explícita" em países civilizados. Que vergonha, senhor curador!

Desrespeito de todos os lados...Ninguém se salva nessa história.

Publicidade

O banco Santander pisou na bola. Depois de ter acolhido a mostra, cedeu à pressão das "críticas" e de seus cofres-fortes. Voltou atrás, numa atitude francamente covarde, contraditória e arbitrária (sem consultar o curador ou lhe dar a oportunidade de rever a montagem deslavada) "pedindo desculpas a todos os que se sentiram ofendidos". Como se os banqueiros tivessem sabido no último minuto que algumas das obras da "Queermuseu" no Santander Cultural, feita com a captação de R$ 800 mil por meio da Lei Rouanet, "desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a sua visão de mundo". Que vergonha, banco Santander!

Parte do público também pisou na bola, com uma enorme violência, sobretudo nas redes sociais. Os germes da intolerância e preconceito subiram à tona como para nos lembrar que o conceito de "arte degenerada" não pertence apenas aos nazistas. O MBL pisou na bola gravemente. Comemorou a censura como uma "vitória da pressão popular", alguns tecendo um amálgama oportunista, vil e demagógico entre manifestações artísticas livres, partidos e ideologias. O movimento pediu até mesmo que os correntistas do banco, encerrassem as suas contas. Trata-se de uma nova forma de macarthismo na "caça às bruxas"ou de sovietismo na "caça aos burgueses". Dá na mesma, caça é caça. Emvídeo com mais de 400.000 visualizações, um representante primitivo desse retrocesso visita o centro cultural com insultos dignos dos fascistas nas piores ditaduras. Que vergonha, facção e minoria de pequenos déspotas!

Até a próxima que agora é hoje e, mesmo para mim que nunca fui nostálgica, o Brasil da minha infância parece um paraíso!

Leia também: "Após 'Queermuseu', ministro da Cultura defende classificação indicativa em exposições"

 

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.