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Arte, aqui e agora

Meu encontro com Umberto Eco

No elevador do prédio onde também morava o especialista em arte russa, Eco olhava o meu embrulho, creio que tentando adivinhar o que ele continha. Eu olhava o seu pacote de livros, também me esforçando em desvendar o nome da livraria.

Por Sheila Leirner
Atualização:

Foi nos anos 1990¹, no elevador do prédio onde ele morava ocasionalmente, cujas janelas de frente davam para uma rosácea da Igreja de São Sulpício em Paris. Eu carregava um pequeno embrulho para presentear o proprietário do 4° andar, querido amigo especialista em Malevitch², que festejava o seu aniversário. Ele, um saco de livraria, o que, para mim, tinha algo de profano. Transportar livros em saco plástico não combinava com um escritor sagrado que já portava tantos volumes no currículo.

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No cubículo usual destes antigos compartimentos de deslocação vertical que os franceses ainda chamam de elevador, Eco olhava o meu embrulho, creio que tentando adivinhar o que ele continha. Eu olhava o seu sachê de livros, também me esforçando em desvendar o nome da livraria. O meu andar chegou antes. Gentilmente ele avançou, abriu a porta para que eu saísse e disse:

 

- "Eu trocaria com prazer esse meu pacote pelo seu embrulho."

- "Também trocaria com prazer se o meu embrulho não fosse um presente de aniversário para o seu vizinho", respondi com um sorriso, apontando o apartamento da direita.

- "Ah o vizinho simpático, conhecedor de arte russa? Ele entenderia."

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- "Entenderia e certamente gostaria, porém não acreditaria."

- "Os livros não são feitos para serem acreditados. Boa noite!"³, replicou Umberto Eco, também sorrindo, antes de entrar no elevador.

Até a próxima, que agora é hoje e sem que esse encontro tenha provocado alguma alteração em minha vida, não sei por que razão o destino me fez prisioneira em elevador por alguns minutos, com o também "prisioneiro de O Nome da Rosa"?. Talvez para entender, apenas na maturidade, a profundidade daquelas palavras.

 

?Este encontro é absolutamente verídico.

?Kasimir Malevitch - artista russo, inventor do "suprematismo", o grau zero da pintura, onde a supremacia do sentimento puro encontra um equivalente na forma pura, destituída de toda significação simbólica ou racional.

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?"Os livros não são feitos para serem acreditados, mas submetidos a exame. Diante de um livro não devemos nos perguntar o que ele diz, mas o que quer dizer." (Umberto Eco, em O Nome da Rosa)

?"Eu sou prisioneiro de O Nome da Rosa, assim como García Márquez o foi de Cem Anos de Solidão." (Umberto Eco, "Le Figaro littéraire",21 de maio de 2015)

 

 

 

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