PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Marc Riboud, um grande da fotografia humanista desaparece

Por Sheila Leirner
Atualização:

Marc Riboud morreu na terça, 30, aos 93 anos - segundo a família anunciou nesta quarta, 31 de agosto - de uma "longa doença". Um dos pilares da agência Magnum, junto com Henri Cartier-Bresson e Robert Capa, este célebre fotógrafo e repórter francês, ganhou a sua primeira máquina fotográfica aos 14 anos. "Se você não sabe falar", lhe disse o pai que o julgava tímido demais, "talvez saberá olhar". Riboud soube olhar. Engenheiro formado, logo correu o mundo, construindo uma obra gigante e humanista dentro do fotojornalismo.

PUBLICIDADE

O que toca é a sua força de composição, mais ainda que os temas. As composições, sempre sem reenquadramento, são verdadeiras cenografias que capturam espaço e sentido em um só clique. Em 1953,a revista Life publicou a sua foto do operário em equilíbrio na torre Eiffel (O pintor da torre Eiffel). Esta é uma de suas fotos mais conhecidas, junto com A menina com a flor, aquela de uma militante contra a guerra do Vietnã, face a soldados armados diante do Pentágono.

Um fotógrafo viajante

Marc Riboud foi um fotógrafo viajante. Permaneceu durante longos períodos na Índia, China e Japão, cobriu os movimentos de idependência na Argélia e na África subsaariana nos anos 1960. Foi um dos raros fotógrafos que realizaram reportagens no sul e norte do Vietnã entre 1968 e 1969. Ganhou inúmeros prêmios, como o Nadar, há quatro anos, por seu livro Vers L'Orient. Colaborou com LifeParis MatchSternGéo Le Nouvel Observateur. As fotos feitas em Cuba, em 1963, quando encontrou com Fidel Castro, estão expostas neste momento no Festival Visa para a imagem, em Perpignan. A biografia dele pode ser encontrada em seu site oficial.

Até a próxima que agora é hoje e fotografia raramente,já o fotojornalismo fala-me direto ao coração sempre!

Publicidade

[gallery columns="1" size="full" link="none" ids="843,853,845,844,847,848,849"]

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.