Foto do(a) blog

Arte, aqui e agora

Gostar tem a ver com arte?

PUBLICIDADE

Por Sheila Leirner
Atualização:

O que pensar da imensa arte de Rodin, Picasso e Toulouse-Lautrec depois de ver um jornalista brasileiro declarar no Facebook que detesta Rodin, Picasso e Toulouse-Lautrec, além de pizza massa fina, cartilagem de frango, calor, salada, fumaça de cigarro e outras coisinhas mais?

PUBLICIDADE

O surpreendente post que vários "curtiram" e comentaram de maneira mais surpreendente ainda, me lembrou um caso e inspirou um aforismo.

Há 16 anos fui visitar, e escrevi uma crítica sobre, a exposição do centenário de Jean Dubuffet, um dos grandes artistas franceses do século 20, no Centro Pompidou. Como na época os jornais tinham mais espaço, o texto explicava tudo com pormenores. Dizia, por exemplo, que "apesar de Dubuffet não ser nenhum Picasso, a sua obra continua como uma fonte preciosa de referência às mais novas gerações que optaram pelo caminho pictórico da expressividade, espontaneidade e prazer."

Contei que o que se via, na exposição, "era uma grande fidelidade à opulência, truculência e júbilo do artista. Pois este, um pouco como Picasso, não cessou de mexer, romper, relançar, esgotar, indo do mais erudito ao mais caótico, do terra-a-terra ao metafísico, da matéria à visão cósmica, da figuração à abstração. A sua obra tirava partido da sua própria vida e dos acidentes de trabalho. Se inscrevia entre a cidade e o campo, o volume e o grafismo, a cor e a não-cor, o movimento e o estático, a casualidade e as contingências do momento."

"Afinal", escrevi entre muitas outras coisas, "os artistas são personalidades contraditórias, constantemente em conflito consigo mesmos..."

Publicidade

No mesmo domingo em que a matéria saiu no Caderno 2, recebi a visita de um casal de amigos e ele foi logo perguntando qual era a minha opinião sobre o trabalho de Dubuffet.

Gosto particular não interessa a ninguém

- "Você leu o meu artigo hoje?"

- "Li, sim. Por isso estou perguntando".

- "Já não basta o que escrevi sobre a obra dele?" respondi, rindo.

Publicidade

- "Entendi perfeitamente, mas gostaria de saber se gosta de Dubuffet".

- "E é importante saber se gosto ou não gosto?"

- "Claro que é importante, crítica é isso", disse ele.

- "Crítica não é opinião, é análise."

- "OK, mas você gosta ou não gosta?" insistiu.

Publicidade

- "O meu gosto particular, fora você, não interessa a ninguém. Nem a mim mesma, ele interessa."

- "E o gosto das outras pessoas, te interessa?"

- "Menos ainda. Às vezes até me irrita quando ouço opiniões assertivas. Só os tolos fazem isso..."

- "Ah entendi. Do tipo 'adooooro Fulano!', 'deteeeesto Sicrano!', ou ainda 'Maravilhoooso artista!', 'Graaaande mestre!' "

- "Isso. Só me interessa o que as pessoas e eu somos capazes de apreender e depreender de uma obra. Gostando ou não."

Publicidade

- "Começo a entender o seu ponto de vista..."

- "Que bom, porque eu ia justamente lhe dizer: não tenho opinião sobre a obra de Dubuffet."

Até a próxima que agora é hoje e todos têm o direito de gostar ou não de um artista. Mas só os tolos pensam que a arte tem a ver com gostar ou não de um artista!

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.